Artistas que são metaleiros e você nem imaginava
Fotos: Rock in Rio/Divulgação / Reprodução/YouTube

Muita gente considera o Metal um gênero intocável. Para os fãs mais fervorosos do estilo, não é possível, por exemplo, consumir um bom Pop e depois bater cabeça ao som de riffs pesados; felizmente, essas pessoas têm sido cada vez mais uma minoria e temos visto a música pesada ter mais espaço do que nunca.

Ao longo dos anos, alguns artistas foram fundamentais para isso. Alguns nomes óbvios, como Dave Grohl (Foo Fighters, Nirvana), tiveram o papel de mostrar que, apesar de fazerem parte do mainstream, eram verdadeiros headbangers e estavam sempre consumindo coisas bem mais pesadas do que seus sons.

Ainda assim, o TMDQA! separou diversos nomes que podem ter passado batidos pelo seu “radar metaleiro”. Alguns deles estão tão distantes do gênero que vão te surpreender bastante, e outros vão causar aquela sensação de “eu já sabia” quando você reparar em toda a influência do Metal em suas discografias.

Confira a seguir!

Avril Lavigne

Foto por Stephanie Hahne/TMDQA!

Uma das primeiras pioneiras em dar às caras para cantar Metal mesmo sendo uma estrela mais associada ao Pop, Avril Lavigne participou de uma homenagem ao Metallica durante o saudoso programa MTV Icon e soltou a voz em uma interpretação de “Fuel” que até convenceu os membros do grupo, como você pode relembrar aqui.

Além disso, são notáveis as influências do Metal em sua sonoridade, especialmente no disco mais recente Love Sux (2022). Isso sem falar que seus dois ex-maridos, Deryck Whibley (Sum 41) e Chad Kroeger (Nickelback), também são super fãs do gênero e os casais devem ter ouvido muita música boa juntos!

Billy Corgan (The Smashing Pumpkins)

Billy Corgan, do Smashing Pumpkins
Foto de Billy Corgan via Shutterstock

Sabe o caso de “eu já sabia” que falamos acima? Este é o exemplo mais gritante, já que Billy Corgan nunca fez muita questão de esconder sua paixão pelo Metal. Mais recentemente, no entanto, o líder do Smashing Pumpkins tem falado mais sobre o gênero e a influência em suas composições esteve sempre presente, mas ficou mais clara do que nunca no recente disco ATUM.

Em entrevista exclusiva com o TMDQA!, aliás, Corgan destacou que foi justamente um disco do Metallica que mudou a sua vida e ainda falou sobre como é extremamente fã do Mercyful Fate, comparando-os com outra banda pesadíssima de tempos recentes, o elogiado Deafheaven.

Demi Lovato

Demi Lovato no Rock In Rio 2022
Foto por Rock In Rio / Divulgação

Uma das mais improváveis presenças nesta lista é também uma das mais certeiras. Quem vem acompanhando a carreira de Demi Lovato sabe que ela partiu para uma sonoridade bem mais próxima do Rock em seu disco mais recente, HOLY FVCK (2022), e foi além no recém-lançado single “SWINE”, que pode ter sido a maior pedrada que muita gente já ouviu.

Dito isso, Demi sempre teve uma quedinha pelo Metal e já foi vista até mesmo cantando sons bastante underground, como os da banda He Is Legend. Além disso, ela já deu entrevista citando grupos como Job for a Cowboy Dimmu Borgir entre seus preferidos, e até compartilhou foto sua soltando a voz com uma camiseta do Mötley Crüe.

Ed Sheeran

Ed Sheeran e Bring Me The Horizon vão escrever uma música juntos
Reprodução / YouTube

Quem ouve as baladinhas de Ed Sheeran pode nem imaginar que o cara é um dos maiores fãs do Cradle of Filth, banda que ajudou a popularizar ao menos um pouco o Metal extremo. Tanto é que o britânico já teve alguns encontros com Dani Filth e companhia, e uma colaboração entre os dois deve ser lançada em breve!

Só dá pra acreditar nessa história porque, no meio tempo, Ed já fez uma parceria sensacional com o Bring Me the Horizon que o viu até mesmo trocar o violão pela guitarra, adicionando vocais gritados a um dos hinos Pop de seu disco (2021).

Lady Gaga

Metallica Lady Gaga
Imagem: Divulgação

Outra que vem dando cada vez mais sinais de sua paixão pelo Rock e Metal, Lady Gaga abriu o jogo sobre isso em uma entrevista com fãs no Reddit, quando disse que bandas como Iron MaidenJudas Priest AC/DC estão entre as mais importantes de sua vida, além de ter também ressaltado uma grande variedade em seu gosto musical, que vai de Sigur Ros Garth Brooks.

Em sua carreira, ela já chegou a fazer uma apresentação explosiva com o Metallica durante o Grammy e, mais recentemente, se escorou no Rock clássico para fazer uma emocionante canção para a trilha sonora de Top Gun: Maverick. Será que no próximo disco teremos uma mudança de direção?

Lil Uzi Vert

Lil Uzi Vert é acusado de satanismo após colaboração com Bring Me the Horizon
Reprodução/YouTube

O Rap e o Metal já tiveram momentos de grande aproximação, mas o que acontece quando você vai até o Trap? Bom, a nova geração da música pesada tem mostrado que é possível construir uma ponte até um lugar comum, e isso ficou claro recentemente em Pink Tape, mais novo disco de Lil Uzi Vert.

O rapper, que já se declarou fã de Rock e Metal, foi outro a colaborar com o Bring Me the Horizon em uma música com notável influência de Deftones, e trouxe até mesmo as sensacionais BABYMETAL em outra. Além disso, ousou em uma cover (questionável) de System of a Down e tudo isso aconteceu pouco depois dele cantar em um show do Paramore e participar de “AmEN!”, lançamento do BMTH com o Glassjaw.

Tá bom ou quer mais?

PJ (Jota Quest)

PJ, baixista do Jota Quest

Tem brasileiro na lista, sim! Reconhecido como um dos baixistas mais incríveis do país, PJ tem uma carreira sólida com o Jota Quest, que é conhecido muito mais pelo seu groove do que pelo peso.

Acontece que o cara também é um baita fã de Metal e mostrou isso quando lançou seu projeto No Life on Earth, que conta não apenas com a influência mas também com a participação de bandas como Sepultura e Ministry, além de trabalhar com um produtor que tem no currículo Moonspell Meshuggah!

Post Malone

Post Malone manda poderoso gutural durante show; veja
Foto por Adam Degross | Reprodução/Instagram

Nos últimos tempos, Post Malone tem falado tanto sobre sua paixão pelo Metal e Rock que é provável que você já tenha até ouvido algo do tipo. De toda forma, o cara é muito mais conhecido pelo Rap, mas prometeu que seu novo disco Austin terá guitarra em todas as músicas — e foi ele mesmo que tocou, ok?

Esse parece um passo natural para Posty, que tem no currículo colaborações sensacionais com ninguém menos que Ozzy Osbourne e vem apresentando uma delas com uma pegada bem mais próxima do Metal em seus shows, como mostramos por aqui.

Rivers Cuomo (Weezer)

Rivers Cuomo (Weezer) em São Paulo, 2019
Foto por Aline Krupkoski

Conhecido pelo Rock Alternativo do Weezer, o vocalista e guitarrista Rivers Cuomo tem um passado ligado a uma sonoridade bem mais pesada. Antes de entrar em sua banda atual e produzir hits como “Buddy Holly”, “Island in the Sun” e “Say It Ain’t So”, o músico teve uma história bem forte com o Metal.

Você pode entender melhor essa trajetória, que definitivamente o levou para um lugar melhor musicalmente falando, neste especial que fizemos por aqui.

Sandy

Sandy no Festival GRLS!
Foto por Stephanie Hahne/TMDQA!

Fechamos a lista com mais uma representante do nosso país, a sensacional Sandy. Pois é: você pode até se lembrar dela mais pela dupla com Junior ou até associá-la ao Sertanejo por conta do pai Xororó, mas a verdade é que a cantora é bastante fã de Rock e Metal.

Ela falou sobre isso recentemente, quando declarou que ouve muito Evanescence, e também mostrou na prática ao cantar um clássico do Metallica quando participou do programa Caldeirão. Além de tudo, claro, Sandy também já colaborou com a lendária banda brasileira Angra e mostrou que leva jeito pro gênero!

O mais curioso, no entanto, é que o filho da cantora com Lucas Lima é ainda mais metaleiro, já tendo passado por uma fase em que ouvia muito Sepultura. No momento, segundo ela, o garoto de 9 anos está viciado em System of a Down. Tem futuro!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!