Billy Corgan e versões improvisadas de Smashing Pumpkins
Reprodução/Instagram

O álbum Mellon Collie and the Infinite Sadness, do Smashing Pumpkins, é um daqueles clássicos incontestáveis do Rock. O disco saiu no fim de 1995, e em janeiro do ano seguinte a banda escolheu “1979” como o segundo single do trabalho.

A música, que foi indicada ao Grammy e atualmente é a mais ouvida da banda nos streamings, fala sobre a nostalgia da juventude, e o próprio riff icônico que acompanha toda a canção já transmite essas emoções.

Quem explicou a sensação foi Billy Corgan, compositor da faixa e vocalista dos Pumpkins. Em um vídeo que você pode conferir mais abaixo, o cantor disse que na verdade escreveu “1979” em 1984, quando tinha 17 anos.

Ele descreveu a difícil situação familiar, em Chicago, que o levou a escrever sobre tempos mais felizes, quando era uma criança:

Em 1984 a minha vida em casa estava desmoronando. Eu tinha herdado o carro da família, que estava caindo aos pedaços e tinha pneus carecas. Eu me lembro de parar nesse semáforo específico, estava chovendo, como acontece muito em Chicago. E eu tive uma sensação muito particular de estar olhando no retrovisor da minha vida. Para trás ficava a juventude, a infância prestes a ir embora, e à frente tudo que eu esperava me tornar e fazer da vida.

Eu escrevi a música sobre a noção de estar nesse ‘precipício’ entre a juventude e a idade adulta. Então eu escrevi um poema, tudo de uma vez só. Eu ainda tenho o manuscrito e ele não tem correção nenhuma, então o que você me ouve cantar é exatamente o poema que escrevi, o que não é comum.

Que relato forte! Veja abaixo o vídeo em que Billy explica a verdadeira história por trás do hit “1979”, do Smashing Pumpkins.

Billy Corgan explica “1979”, do Smashing Pumpkins

Vale lembrar que Billy Corgan já abriu o jogo várias vezes sobre sua infância traumática, revelando até que seu pai era traficante de drogas e fumava cigarros de maconha diariamente diante dele e dos irmãos quando eram crianças.

Depois da fama, o vocalista se tornou um porta-voz de organizações contra o abuso infantil.

LEIA TAMBÉM: Billy Corgan (Smashing Pumpkins) culpa a internet por falta de inovação no Rock

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!