Soundcloud e Spotify
Foto Stock via Shutterstock

Nos últimos dias, te falamos por aqui sobre como o CEO do Spotify, Daniel Ek, não enxerga uma crise na empresa depois de toda a questão envolvendo Joe Rogan e Neil Young.

Enquanto o executivo mantém sua posição de achar que a plataforma vem lidando bem com toda a situação, uma empresa de pesquisas chamada Forrester Research divulgou recentemente o resultado de um estudo que mostra que cerca de 19% dos assinantes do Spotify decidiram cancelar seus planos — ou farão isso no futuro próximo — por causa das polêmicas recentes.

Como conta a Consequence, 18,5% ainda afirmam que estão de olho nas próximas movimentações, avisando que estariam dispostos a deixar o serviço caso seus artistas preferidos resolvam seguir o exemplo de Young e outros e tirem suas músicas de lá.

Por outro lado, 54% dos usuários atuais não pretendem cancelar a assinatura de jeito nenhum, enquanto 8,5% chegaram a considerar a mudança mas no fim das contas decidiram permanecer no Spotify apesar de tudo.

E você, o que decidiu?

Spotify, Joe Rogan e Neil Young

Como você já deve estar sabendo, Neil Young se afastou do serviço de streaming por conta dos posicionamentos de Joe Rogan; de acordo com ele, o podcaster vem espalhando desinformações sobre a COVID-19 em seu programa.

Aliás, ele passa longe de ser o único. Vários especialistas entenderam o posicionamento da plataforma como algo muito superficial, e nomes de diversos gêneros estão seguindo os passos do cantor de “Rockin’ in the Free World”. Entre os já citados aqui no TMDQA! estão a ótima India.Arie (R&B), o Failure (Rock Alternativo) e até a lendária Joni Mitchell (Folk).

Mais recentemente, foi a vez dos ex-companheiros de banda de Neil Young — Stephen StillsDavid Crosby Graham Nash se juntarem ao colega, deixando de lado até mesmo desavenças antigas para isso.

Por outro lado, nomes como Kat Von D, The Rock e Masked Wolf resolveram ficar do lado de Rogan. O mesmo aconteceu com o atual presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, como te contamos aqui.

Alternativas

Em tempo, você pode conhecer algumas das melhores alternativas ao Spotify clicando aqui.

LEIA TAMBÉM: Joe Rogan pede desculpas por expressões racistas e Spotify remove mais de 70 episódios do seu podcast

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!