Celular com Spotify e fones de ouvido

O serviço de música digital mais popular do mundo tem um bom número de ferramentas nada… populares. Isso porque muitas das funcionalidades do Spotify ficam escondidas em seus menus ou três pontinhos que ninguém clica. Como resultado, muita gente não descobre esses recursos que podem ajudar ou divertir o ouvinte!

Algumas das ferramentas mais legais da gigante sueca não estão sequer disponíveis para o público brasileiro. Lembra quando noticiamos o DJ feito com Inteligência Artificial? Por enquanto, nada de aparecer por aqui. O mesmo pode ser dito das Daylists, playlists personalizadas com títulos engraçadinhos que ficaram hypadas lá na gringa.

Mas muitos outros recursos já estão disponíveis. Por isso, montamos esse pequeno guia para você descobrir outras formas de se divertir ouvindo música.

5 funções escondidas no seu Spotify!

Playlist Para o Futuro

Playlist para o futuro Spotify
Crédito: Reprodução

Sabia que você pode enviar uma Cápsula do Tempo para si mesmo através do Spotify? Ao invés de enterrar uma caixa de verdade com itens do presente para serem redescobertos no futuro, essa playlist é como uma mixtape enviada para o próprio ouvinte no estilo garrafa jogada ao mar. Por isso, ela leva um ano para ser entregue!

O Spotify tem um hotsite apenas para essa iniciativa. Basta acessar e seguir as instruções. Será preciso escolher uma embalagem para a playlist, responder algumas perguntas e, claro, escolher quais músicas quer incluir. Daí, é só esperar 12 meses para recebê-la, abrir e se reconectar com a sua versão de um ano atrás.

Jogo da cobrinha

jogo da cobrinha spotify
Crédito: Reprodução

Isso é tão 1999! Para quem está entediado na fila do banco, do médico ou do supermercado, basta clicar nos três pontinhos de qualquer playlist e selecionar “coma essa playlist”. 

Voilà! A cobrinha começa a se formar com as capas das músicas presentes naquela seleção. Mas cuidado: esse jogo tem o som das músicas que aparecem na tela, então nada de jogar em público sem fone, hein?

Como no game original – que data dos anos 70! -, ela se move por toda a tela. O objetivo é não deixar as duas pontas do réptil se encostarem e baterem nos limites laterais, ou então… game over.

Iniciar uma Jam

Chega de disputas para ver quem comanda a playlist da festinha em casa ou do churrasco em família. Este é um ótimo recurso para encontros sociais nos quais várias pessoas desejam colaborar com a trilha sonora. 

Basicamente, ele permite que múltiplos usuários controlem a reprodução e a fila de músicas. Você pode iniciar uma jam compartilhando um link, aproximando os telefones com o Bluetooth ativado ou escaneando um QR Code.

No aplicativo desktop do Spotify, basta reproduzir uma música ou abrir uma playlist e clicar nos três pontos horizontais. Você verá a opção para Iniciar uma Jam e, ao selecioná-la, poderá convidar amigos para participar com você.

No aplicativo do celular, também é simples: reproduza uma música ou abra uma playlist e clique no ícone de Dispositivos, localizado na parte inferior direita da tela de reprodução atual. Você verá a opção para Iniciar uma Jam e, ao selecioná-la, poderá convidar amigos para participar.

Como treinar o algoritmo do Spotify?

treinar o algoritmo spotify
Crédito: Reprodução

Muita gente reclama de ficar refém das músicas e playlists que o algoritmo recomenda. Ou, por outro lado, algumas pessoas preferem treinar esse recurso para evitar ouvir aquilo que não corresponde ao seu gosto musical.

Se você está no segundo grupo, saiba que há uma forma de fazer esse treino de forma fácil – e que não requer absolutamente nenhum investimento em Whey Protein!

É possível indicar para o Spotify quais playlists te interessam ao dar play nelas. Da mesma forma, já dá para fazer o contrário: informar quais playlists você não acha relevantes para seu gosto.

Basta clicar nos três pontinhos e selecionar “Exclua do seu perfil musical” – ou seja, desconsidere das informações que a plataforma tem sobre seus hábitos de escuta. Assim, aquela playlist (e outras similares) deixarão de aparecer para você.

Feito pra você

feito pra você spotify
Crédito: Reprodução

Todo mundo sabe que o Spotify usa Inteligência Artificial para desenhar um perfil de cada usuário. Para além das recomendações de playlists editoriais, o app também cria playlists completamente personalizadas para cada ouvinte. 

Algumas delas já são bem conhecidas, como Daily Mix e o Radar de Lançamentos. A primeira categoria são playlists por gênero, clima ou artista atualizadas diariamente; já a última diz respeito às novas faixas de artistas que você já ouviu antes e que possivelmente passaram despercebidas.

Porém, o Spotify está chegando a um nível de especificidade e conhecimento do ouvinte bem impressionantes. Duvida? Basta digitar “Made For You” na barra de buscas e encontrar todas as playlists geradas por IA que a plataforma acha que se encaixam no seu perfil. 

Está com raiva? Tem playlist pra isso. Precisa focar em criar uns códigos? Tem playlist também. Quer ouvir música feita por mulheres em que elas tocam guitarras? Tem também. E música pra abaixar a ansiedade? Idem.

Lembra a história de que há um aplicativo para tudo na vida? Essa máxima também se aplica às playlists. Se você duvidava que estava na era delas, pense novamente!

E aí, alguma dessas funcionalidades foi nova pra você? Se não, continue clicando nos três pontinhos no canto da tela. Nunca se sabe onde eles podem te levar…

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!