Momentos mais surpreendentes do Rock em 2023
Foto por Adam Degross/Reprodução/Instagram | Reprodução/YouTube | Foto por Angelo Kritikos/Reprodução/Instagram

Mais um 13 de Julho chegou e, especialmente hoje, para celebrar o Dia Mundial do Rock, está liberado passar o dia inteiro falando de assuntos ligados a este gênero musical!

Sabemos que a história do Rock é repleta de acontecimentos marcantes mas, desta vez, decidimos relembrar momentos surpreendentes envolvendo este estilo que aconteceram nos seis primeiros meses de 2023.

Só neste ano, os admiradores do gênero que tem sua sonoridade sempre acompanhada por fortes guitarras já viram rappers e estrelas do pop explorando músicas mais pesadas, bandas brasileiras de Rock lotando estádios, integrante lendário do Guns N’ Roses fazendo parte da trilha sonora do filme da Barbie e muito mais.

Confira abaixo a lista preparada pelo TMDQA! com cinco desses momentos que mais chamaram a atenção do mundo do Rock em 2023.

Momentos mais surpreendentes do Rock em 2023

1. Slash na trilha sonora de Barbie

Slash no Espaço das Américas, em São Paulo
Foto por Stephanie Hahne / TMDQA!

Apesar do perfil oficial do filme Barbie ter divulgado há alguns meses uma lista com bandas e artistas que integram a trilha sonora do aguardado longa, só foi revelado no último domingo (9) que Slash, o lendário guitarrista do Guns N’ Roses, também contribuiu com uma das músicas da produção.

Durante a pré-estreia do filme em Los Angeles, o produtor Mark Ronson, que coescreveu a faixa “I’m Just Ken” com Andrew Watt, confirmou que Slash ficou responsável pela guitarra da música.

Em entrevista à Variety, Ronson chamou o guitarrista de seu herói e revelou que, ao ouvir a música, Slash declarou:

Essa é uma boa música… legal, vou tocar nela.

E, assim, ele aparece tocando tanto o solo no final da faixa como as partes rítmicas, segundo o produtor. No longa, aliás, “Just Ken” é interpretada por Ryan Gosling, que vive Ken, o namorado da Barbie. O filme estreia nos cinemas do Brasil em 20 de julho.

2. Demi Lovato relançando grandes hits em versão Rock

Demi Lovato em São Paulo
Foto por Stephanie Hahne/TMDQA!

Apesar de ser conhecida principalmente como uma estrela do Pop, Demi Lovato sempre demonstrou sua admiração pelo Rock e revisitou suas raízes no gênero e no Metal ao lançar no ano passado seu disco HOLY FVCK.

Além disso, a cantora liberou em seu canal do YouTube recentemente as versões Rock das músicas “Cool for the Summer” e “Heart Attack”, que ela havia apresentando aos fãs durante alguns de seus shows.

Depois disso, Demi lançou de surpresa uma nova música chamada “SWINE”, em que volta a explorar, com ainda mais peso, o Rock. A canção ainda funciona como uma espécie de protesto contra as decisões dos EUA de proibir o aborto legal e seguro, além de oferecer uma mensagem de empoderamento feminino. Saiba mais aqui.

3. Lil Uzi Vert fazendo músicas de Metal com Rap

Lil Uzi Vert tem disco mais ouvido do Rap em 2023

Outra situação que deixou muitos fãs do Rock surpresos foi Lil Uzi Vert apresentando seu lado mais metaleiro em seu novo disco Pink Tape, no qual ele também continua explorando o Trap e o Emo Rap.

No álbum, o artista incluiu uma polêmica cover do hit “Chop Suey!”, do System of a Down, que apesar de não ter agradado muitas pessoas parece ter sido aprovada pelo vocalista do lendário grupo, Serj Tankian.

O trabalho do rapper também conta com uma parceria com o ótimo Bring Me the Horizon na faixa “Werewolf”, que além de guitarras pesadas apresenta uma sonoridade etérea que remete bastante aos trabalhos mais emblemáticos do Deftones.

Outra grande surpresa do Pink Tape foi a colaboração entre Lil Uzi Vert e BABYMETAL na música “The End”, que vai do Metal Extremo ao Trap em questão de segundos provando que a música realmente não precisa ter limites. Ouça as duas faixas aqui e, abaixo, confira o clipe de “AmEN!”, parceria do BMTH com Uzi e o Glassjaw.

4. Titãs, Skank e NX Zero lotando estádios

Titãs em São Paulo, 17/06/2023
Foto por Aline Krupkoski / TMDQA!

E não foram só os artistas internacionais que marcaram o cenário do Rock neste ano: bandas brasileiras também deram o que falar neste primeiro semestre de 2023!

Grupos icônicos como Skank, Titãs e NX Zero conseguiram lotar estádios, fenômeno que, segundo o próprio Samuel Rosa, tem sido bastante raro.

Como contamos aqui, o músico apontou em entrevista com Ricardo Alexandre que apenas grupos que “não existem mais” ou que estão prestes a encerrar suas carreiras estão conseguindo lotar esses espaços.

Exemplos disso foram os shows de despedida do Skank e os de reencontro dos Titãs e do NX Zero que, de fato, atraíram e seguem atraindo uma quantidade surpreendente de pessoas.

Como falamos anteriormente, o Titãs tocou para 150 mil pessoas em três noites seguidas em São Paulo no show que tem promovido o encontro de todos os integrantes vivos da formação clássica do grupo e ganhou o slogan de “Todos Ao Mesmo Tempo Agora”.

Já o NX Zero também tem arrastado uma multidão para os estádios com os shows da turnê “Cedo ou Tarde”, que teve início no MITA Festival com poderosas apresentações e segue conquistando o Brasil.

5. Post Malone mandando gutural em música gravada com Ozzy Osbourne

Post Malone manda poderoso gutural durante show; veja
Foto por Adam Degross | Reprodução/Instagram

Quem também andou surpreendendo alguns fãs menos avisados foi Post Malone, que começou a apresentar uma nova versão de sua faixa “Take What You Want”.

Viralizou nas redes sociais um vídeo em que, durante um show, o artista aparece mandando um poderosíssimo gutural no refrão da música lançada em parceria com o lendário Ozzy Osbourne e o talentoso rapper Travis Scott.

Posty nunca escondeu sua admiração pelo Rock e Heavy Metal. Em 2020, como te contamos aqui, ele citou algumas de suas bandas preferidas do gênero.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!