Fotos por Stephanie Hahne/TMDQA!

Depois de uma edição de sucesso no Rio de Janeiro, o MITA Festival 2023 chegou a São Paulo no último final de semana e repetiu as excelentes headliners Lana Del Rey e Florence + The Machine.

Completando a sua programação com nomes que foram do Experimental ao Rap, o MITA São Paulo uniu gerações com as escalações de artistas como BADBADNOTGOODNX ZeroCapital InicialJehnny Beth, além de apostar em parcerias exclusivas como as de Djonga com BK’Far From Alaska com Supercombo.

Para relembrar e celebrar esse final de semana sensacional, o TMDQA! separou abaixo um ranking com os 5 melhores shows do MITA São Paulo em 2023.

5 – Lana Del Rey

Lana Del Rey no MITA São Paulo 2023
Foto por Stephanie Hahne/TMDQA!

O atraso no início do show de Lana Del Rey no Rio de Janeiro que acabou fazendo com que a apresentação fosse cortada fez com que muita gente achasse que, em São Paulo, a cantora entraria no horário certo.

Não foi o que aconteceu e, na verdade, o atraso foi ainda maior. Apesar disso, a apresentação também foi maior do que a do Rio e a cantora realizou os sonhos de alguns fãs que tanto pediram por performances de “Cinnamon Girl” e “Get Free”, que não apareceram no repertório carioca.

No entanto, talvez pelo atraso, talvez por questões de bastidores, Lana parecia ainda mais nervosa na capital paulista do que no Rio. Somando-se a isso o atraso e toda a tensão que tomava conta dos fãs, inclusive em meio ao burburinho de que ela poderia nem aparecer no palco, o show acabou não sendo tão bom quanto poderia ser.

O que não significa que não mereça estar neste Top 5 — afinal de contas, em momentos como “Blue Jeans”, “Young and Beautiful” e “Summertime Sadness”, o MITA virou um só para criar alguns dos momentos mais belos do festival.

4 – The Mars Volta

The Mars Volta no MITA São Paulo 2023
Foto por Stephanie Hahne/TMDQA!

Recentemente, como te contamos aquiCedric Bixler-Zavala teve uma vitória pessoal muito grande ao ver o ator Danny Masterson (That ’70s Show) condenado pelos abusos que cometeu, inclusive contra sua esposa.

O alívio transpareceu na apresentação realizada em São Paulo, na qual o vocalista do The Mars Volta parecia ainda mais empolgado. Apesar de também ter atrasado seu início, o grupo tocou um setlist idêntico ao Rio de Janeiro e fez a noite dos fãs que estavam lá para vê-los com sucessos como “L’Via L’Viaquez” e “The Widow”.

3 – Florence + The Machine

Florence + The Machine no MITA São Paulo 2023
Foto por Stephanie Hahne/TMDQA!

Fechando a edição 2023 do MITA, Florence + The Machine voltou a mostrar por que é tão elogiada por suas apresentações ao redor do planeta. Com muita energia e um carisma inigualável, Florence Welch é um prazer de ver ao vivo e entregou absolutamente tudo em sua performance.

O único ponto a se ressaltar é o setlist da noite, que definitivamente tinha altos e baixos. Priorizando canções de seu disco mais recente, Dance Fever (2021), Florence via a resposta da plateia aumentar significativamente quando resgatava sucessos mais antigos — e nem estamos falando de mega hits como “Dog Days Are Over”, mas até outras um pouco menos conhecidas como “Ship to Wreck”.

Dito isso, o show é uma experiência mágica até mesmo para quem não é fã e é difícil não sair dali conquistado pelo charme de Florence e sua máquina.

2 – NX Zero

NX Zero no MITA São Paulo 2023
Foto por Stephanie Hahne/TMDQA!

Apesar de ter começado a Tour Cedo ou Tarde no Rio de Janeiro, o NX Zero mostrou que é em São Paulo que realmente fica em casa. Muito abraçada pelo público, até mais do que na capital carioca, a banda liderada por Di Ferrero escancarou os motivos pelos quais vai lotar o Allianz Parque no final do ano.

Apesar de ter repetido o setlist do Rio, o grupo se mostra mais afiado do que nunca e era notável a emoção de um mar de gente que lotou o palco secundário do festival para vê-los; foi, sem dúvidas, a performance mais disputada naquele espaço.

Além disso, há algo de especial em ver o NX em casa. Todo mundo parecia confortável, desde o público até a banda, e o cenário do Centro de São Paulo — que abriga tantas memórias para quem foi jovem e morava na cidade na época que a banda estourou — fez com que tudo isso virasse um casamento perfeito.

1 – HAIM

HAIM no MITA São Paulo 2023
Foto por Stephanie Hahne/TMDQA!

Não adianta: elas são incríveis! Melhor show do Rio de Janeiro na nossa lista, as irmãs HAIM repetiram a dose em São Paulo com mais um banho de carisma e simpatia, coroado pela sinceridade do trio em dizer que estavam vivendo os melhores momentos de suas vidas.

Era muito claro que a diversão tomava conta do ambiente, desde as referências à Xuxa trazidas por Este Haim até o fato da baixista parecer “se esquecer” que estava fazendo um show; em dado momento, teve que receber um puxão de orelha da irmã Alana para que retomasse a apresentação, que infelizmente passou rápido demais.

Para além deste lado, entretanto, as HAIM são musicalmente fantásticas e trazem arranjos ainda mais especiais para suas apresentações ao vivo. Bem mais pesadas do que em estúdio, as três irmãs mostram que sabem muito bem o que estão fazendo e saíram de lá com uma legião de novos fãs.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!