Desde 2012, quando desembarcou no Brasil, o festival norte-americano Lollapalooza se tornou um dos principais eventos do calendário musical daqui no primeiro semestre.

Em 2019 não foi diferente e mais uma vez o Autódromo de Interlagos recebeu a festa que reúne nomes dos mais diversos gêneros, do indie à música eletrônica, do rock and roll ao hip hop e das atrações internacionais aos nossos valores, cada vez mais prestigiados no Lolla.

Você deve ter acompanhado a cobertura do TMDQA! em tempo real pelo Instagram, onde inundamos os Stories com vídeos do que estava acontecendo por lá, com três dias de muita música, emoção e uma dose de apreensão, já que o Sábado teve interrupção da programação e até portões fechados por conta da chuva.

Pois bem, como a gente sabe que todo fã de música é chegado em uma boa e velha lista, reunimos a equipe que cobriu o Lollapalooza Brasil pelo TMDQA! e chegamos a uma ordem daqueles que consideramos que foram os 15 melhores shows da oitava edição do evento.

Você pode ver a nossa lista com explicações na sequência, bem como um ranking compilado ao final do post com links para resenhas e vídeos dos shows. Divirta-se e compartilhe suas opiniões com a gente!

Não deixe também de seguir a playlist oficial do TMDQA!, invadida com o que de melhor rolou no Lolla Br!

 

15 – Molho Negro

View this post on Instagram

#lollapaloozabr #lollabr . 📷 @caiojcbrito

A post shared by Molho Negro (@molhonegro) on

A gente já vem falando há algum tempo sobre como a banda brasileira tem um dos shows mais energéticos da atualidade, tanto que os convidamos para a Noite TMDQA! na SIM São Paulo de 2018. No Lollapalooza Brasil não foi diferente e os caras fizeram barulho como gente grande ao melhor estilo power trio.

 

14 – The Inspector Cluzo

The Inspector Cluzo no Lollapalooza Brasil
Foto por Aline Krupkoski / TMDQA!

Outra banda que fez muito barulho com sua guitarra foi a dupla francesa The Inspector Cluzo. Com nada além de uma bateria, uma guitarra e vocais, os caras conseguiram conquistar inclusive os fãs de Twenty One Pilots que estavam agarrados à grade durante todo o dia, mostrando que quando feito direito, o Rock And Roll não tem barreiras.

 

13 – The Fever 333

Fever 333 no Lollapalooza Brasil
Foto por Stephanie Hahne / TMDQA!

Lá atrás a gente falou por aqui sobre como esse deveria ser um dos shows mais incríveis do Lolla e a previsão se confirmou: o trio mostrou energia do início ao fim com músicas que não apenas trazem traços de grandes nomes como Rage Against The Machine e Linkin Park como também têm mensagens incríveis nas letras. Obviamente o final com o guitarrista escalando o imenso palco do Lolla também merece destaque.

 

12 – BK

BK no Lollapalooza Brasil
Foto por Stephanie Hahne / TMDQA!

O brasileiro foi do rap politizado até canções sensíveis com a habilidade e a naturalidade de quem mostra que é um dos principais rappers do país e ainda esbanjou carisma e sinceridade, tanto ao falar que “nunca mais queria sair daquele palco” e ao “dedurar” o amigo Djonga que estava “escondido” na plateia usando uma blusa para cobrir a cabeça.

 

11 – Letrux

Letrux no Lollapalooza Brasil
Foto por Aline Krupkoski / TMDQA!

Letícia Novaes, a Letrux, tem feito shows grandiosos pelo Brasil há muito tempo com a turnê do disco Em Noite de Climão.

Ao levá-lo para o Lolla ela manteve a mesma energia e estrutura da apresentação, sempre a coroando com interpretações incríveis que não apenas aparecem nos vocais como também no quê teatral do show.

A apresentação ainda teve uma forte carga política com críticas a Jair Bolsonaro, apoio a Lula e a lembrança da vereadora Marielle Franco.

 

10 – Scalene

Scalene no Lollapalooza Brasil
Foto por Aline Krupkoski / TMDQA!

Outro show com forte carga política foi o do Scalene, que alternou momentos de fúria com melodias suaves e apresentou imagens de políticos no telão quando tocou “Distopia”, onde critica os “homens de terno podres por dentro”.

Com um setlist certeiro, a banda fez bonito ao aproveitar bem o espaço que também teve transmissão pela televisão.

 

9 – Sam Smith

Sam Smith no Lollapalooza Brasil 2019
Foto: Stephanie Hahne / TMDQA!

O simpático músico britânico é dono de um talento único que toca as pessoas das formas mais distintas. Entoando belas canções de sua curta porém bem sucedida carreira, ele foi capaz de tocar os corações tanto de quem estava na grade até os que estavam descobrindo sua arte pela primeira vez.

 

8 – Greta Van Fleet

Greta Van Fleet no Lollapalooza Brasil
Foto por Aline Krupkoski / TMDQA!

A jovem banda norte-americana que vem sendo apontada como o principal nome do novo Rock And Roll deixou bem claro por que há tanta atenção em cima dela: enquanto muitos ficam discutindo a sua originalidade, os caras mostraram que pela primeira vez em longos anos há um grupo de jovens se conectando com um público novo que não quer seguir estilos como pop ou hip hop, tanto entre a molecada quanto entre os mais velhos que ali portavam suas camisetas de bandas como Rolling Stones, Beatles e Led Zeppelin.

Enquanto as discussões avançam, a banda também segue em frente conquistando cada vez mais fãs no processo.

A observação triste fica para alguns “roqueiros” mais velhos que ainda acham que estão no tempo das cavernas e aproveitaram a ocasião para importunar os mais jovens de diferentes formas. O alívio fica em saber que tem uma geração nova vindo aí e definitivamente vai transformar esse tipo de comportamento em coisa do passado.

 

7 – Kendrick Lamar

O rapper que tem sido chamado de um dos maiores talentos dos últimos anos encerrou o Lollapalooza Brasil 2019 com um show em que mostrou por que todos param para prestar atenção nele.

Como centro das atenções em um palco que ainda tinha uma banda, o músico usa áudio, vídeo e uma presença forte para passar mensagens e falar sobre questões sociais do mundo todo, principalmente a partir do ponto de vista de quem sofre de perto com o racismo nos EUA.

O ponto negativo ficou para o fato do rapper proibir a transmissão do show bem como o trabalho de qualquer fotógrafo no Autódromo.

 

6 – IZA

IZA no Lollapalooza Brasil 2019
Foto por Stephanie Hahne / TMDQA!

Estreante no Lollapalooza Brasil, a cantora brasileira IZA deu um banho de performance ao aliar sua forte apresentação vocal com bailarinos, convidados e músicas como “Pesadão”, que a colocaram em evidência no país todo.

O público entrou na onda e fez bonito com IZA, cantando, vibrando e constatando que estava na presença de um dos nomes mais fortes da música pop nacional na atualidade.

 

5 – Arctic Monkeys

Arctic Monkeys no Lollapalooza Brasil 2019
Foto por Stephanie Hahne / TMDQA!

O show do Arctic Monkeys no Lollapalooza Brasil 2019 dividiu opiniões. O que se viu no Autódromo foi um começo a mil por hora com músicas como “Brianstorm” e uma calmaria natural na sequência, já que trata-se da turnê do disco Tranquility Base Hotel + Casino.

Com um belíssimo palco a banda fez um show bem interessante e o vocalista Alex Turner mostrou que melhorou bastante quando o assunto é se apresentar e interagir com o público. Por outro lado, boa parte dos fãs que estavam lá e dos que estavam assistindo à transmissão em casa sentiram que o show funcionaria melhor em formato solo, por exemplo, e entenderam que o posto de headliner de um grande festival deveria ser ocupado por um nome mais enérgico.

De qualquer forma, a experiência de ver ao vivo a adaptação de um disco experimental na carreira de um grupo tão influente é sempre marcante.

 

4 – St. Vincent

St. Vincent no Lollapalooza Brasil 2019
Foto por Aline Krupkoski / TMDQA!

É até difícil encontrar palavras para falar de St. Vincent.

Escalada para o Palco Adidas, que ficou ao fundo do Autódromo, longe das principais movimentações, a guitarrista, cantora e compositora subiu acompanhada apenas de sua belíssima guitarra para entoar canções principalmente do ótimo MASSEDUCTION, um dos melhores discos internacionais de 2017.

Com visuais incríveis de fundo, Annie Clark entoou riffs e solos em cima de instrumentais programados e fez uma ponte sensacional entre o Rock And Roll e a música pop. Esse foi um show pra não perder de maneira nenhuma.

 

3 – The Struts

The Struts no Lollapalooza Brasil
Foto por Aline Krupkoski / TMDQA!

Muito se falou sobre como o Rock And Roll clássico estaria bem representado no Lollapalooza Brasil pelo Greta Van Fleet, mas quem chegou mais cedo para ver os britânicos do The Struts no mesmo palco com certeza agradeceu a decisão.

Os caras dominaram uma plateia imensa do início ao fim sob a batuta do vocalista Luke Spillers, que parece mesclar características de alguns dos principais líderes de bandas britânicas clássicas, indo de Freddie Mercury a Mick Jagger passando por Robert Plant.

Rock And Roll dos bons, pra dançar e pular, de uma banda que talvez tenha sido a principal surpresa do Lollapalooza Brasil 2019.

 

2 – Bring Me The Horizon

Bring Me The Horizon no Lollapalooza Brasil 2019
Foto por Stephanie Hahne / TMDQA!

Outro grupo britânico que deu o que falar no Lollapalooza foi o Bring Me The Horizon.

Cada vez mais experientes, os caras vieram ao país para divulgar seu mais recente álbum, amo, onde misturam o rock pesado do início de carreira com música pop.

Mais que à vontade, o vocalista Oli Sykes (casado com uma brasileira) falou em Português com a plateia o tempo todo, desceu até o pit (e descolou um drink), pulou, berrou e conduziu uma apresentação cheia de energia que não apenas lavou a alma dos fãs em um Sábado tenso onde quase tivemos o cancelamento do festival como também mostrou que o BMTH tornou-se um dos nomes mais fortes da música atual no mundo todo.

 

1 – Twenty One Pilots

21 Pilots no Lollapalooza Brasil 2019
Foto por Stephanie Hahne / TMDQA!

Que tal essa volta triunfal do Twenty One Pilots ao Lollapalooza Brasil, hein?

Em 2016 a dupla havia tocado por aqui no começo da tarde e já havia mostrado uma apresentação de destaque, mas com o posto de co-headliner no Domingo, tendo a oportunidade de se apresentar à noite, a coisa mudou de figura.

O show dos caras estava abarrotado de gente e, com certeza absoluta, foi o mais concorrido do final de semana inteiro, levando a imensa maioria do público do evento à frente do Palco Ônix.

Lá, os caras mostraram como têm as manhas para segurar a onda usando uma bateria, um baixo, vocais e bases programadas em canções que divertem, fazem pular e grudam na cabeça.

Com uma verdadeira festa de luzes, sons, cores e tons, foi muito legal presenciar de perto a evolução do Twenty One Pilots nos últimos anos, honrando o posto de uma das principais atrações em um evento tão importante.

 

Os melhores shows do Lollapalooza Brasil 2019

1 – Twenty One Pilots
2 – Bring Me The Horizon
3 – The Struts
4 – St. Vincent
5 – Arctic Monkeys
6 – IZA
7 – Kendrick Lamar
8 – Greta Van Fleet
9 – Sam Smith
10 – Scalene
11 – Letrux
12 – BK
13 – The Fever 333
14 – The Inspector Cluzo
15 – Molho Negro