Stephen Carpenter (Deftones)
Foto via Wikimedia Commons

Fãs do Deftones, temos uma boa e uma má notícia. A boa é que o guitarrista Stephen Carpenter anunciou recentemente que o grupo está trabalhando em novo disco de estúdio, e a má é que ele o fez durante sua participação em um canal cristão terraplanista.

Para começarmos falando de coisa boa, o novo álbum não apenas é uma realidade como deve chegar mais rápido do que muitos pensam. De acordo com o guitarrista, a banda vem trabalhando com Nick Raskulinecz, produtor que assina os ótimos Diamond Eyes (2010) e Koi No Yokan (2012), e pode divulgar o disco já no primeiro semestre de 2024 (via Metal Injection):

Nos últimos meses, dois ou três meses, nós… bom, na verdade faz um pouco mais de tempo agora. Foi em Fevereiro que começamos a trabalhar em material novo para um novo disco. Está indo bem. Começou devagar, mas sempre é assim. Dar passos pequenos e se arrastar um pouco não é novidade. Mas começou a fluir agora, e estamos em uma movimentação boa no momento. Esperamos ter tudo pronto e lançado na próxima Primavera ou Verão [dos EUA]. Não tem nenhuma data oficial ainda, mas é o objetivo.

O trabalho em questão será sucessor de Ohms (2020), que viu o Deftones voltar a receber muitos elogios depois de ser mais questionado com Gore (2016), que trouxe uma sonoridade mais experimental. Já estamos ansiosos!

Deftones lançará novo disco com produtor de Diamond Eyes

A escolha de Raskulinecz para a produção do novo trabalho funciona como uma espécie de ciclo fechado para o Deftones, já que Ohms resgatou o produtor Terry Date, com quem eles haviam trabalhado em seus primeiros trabalhos, incluindo o aclamado White Pony (2000).

Agora, a banda deve reeditar a sua segunda parceria de maior sucesso, já que os discos com a produção de Raskulinecz — em especial Diamond Eyes — marcaram um recomeço para o grupo com a trágica saída do baixista Chi Cheng. Ainda que felizmente nenhuma tragédia tenha acontecido, o momento é parecido devido à saída do baixista Sergio Vega.

Dando mais detalhes sobre o processo de trabalho com Nick Raskulinecz, Stephen Carpenter falou:

Tudo vem de nós simplesmente fazendo jams com alguns ideias, uma baguncinha. Alguém traz algo que talvez outra pessoa ou todo mundo gosta, e aí focamos nisso por um tempo. É isso que o Nick é bom de fazer, também. A gente pode só sentar e fazer umas jams sem sentido, uma ideia depois da outra sem parar, e ele é ótimo em dizer: ‘Essa ideia é bem legal. Vamos tentar essa. Vamos trabalhar nisso por um tempo, e aí aquela outra ideia pode ficar bem legal com essa. Vamos tentar juntá-las’, coisas assim.

Isso é o que o torna tão incrível. Ele é praticamente um membro não oficial da banda, nesse momento. Ele é ótimo em nos dar direções onde normalmente não conseguimos nos sair muito bem sozinhos.

Nesse sentido, será que os baixos do novo álbum serão tocados por Nick? Vale lembrar que, desde a saída de Sergio Vega, o Deftones tem contado com o baixista Fred Sablan (Marilyn Manson, Chelsea Wolfe) nos shows, mas nunca oficializou a entrada do músico na banda.

Stephen Carpenter e o terraplanismo

A má notícia não é exatamente novidade quando se trata de Carpenter. Como te contamos aqui, o músico já tinha mostrado suas visões conspiracionistas — para dizer o mínimo — há algum tempo.

De um jeito ou de outro, as polêmicas não parecem estar impedindo a relação de trabalho entre Stephen e a banda, ainda que o vocalista Chino Moreno tenha deixado bem claro que “não aguenta” os papos do colega.

Tendo isso em mente e ligando o filtro para as desinformações em questão, você pode assistir à entrevista de Stephen Carpenter falando sobre outros temas polêmicos, além do novo disco do Deftones, logo abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!