O que explica a volta da
Reprodução: @w0sie no Instagram

Festivais de música atualmente têm o poder de transportar o público cerca de 20 anos de volta no tempo. Mesmo que não sejam desses eventos voltados para a nostalgia, os jovens estarão vestidos como suas bandas favoritas do Rock do início dos anos 2000, especialmente o Nu Metal.

A moda é cíclica e não há nenhuma novidade nisso. O que espanta é que o estilo antes considerado desleixado, agressivo e “super masculino” de bandas como Limp Bizkit, Slipknot, Linkin Park e Papa Roach agora tenha se tornado fashion – e com o envolvimento de marcas gigantes.

Uma reportagem especial da revista americana GQ usou como exemplo a colaboração da Adidas com o Korn para uma coleção completa de roupas e calçados, que teve direito a um “museu” da banda de Jonathan Davis montado na loja matriz de Los Angeles, como parte da divulgação.

Antes, a grife Heaven by Marc Jacobs já havia feito uma extensa colaboração com o Deftones de Chino Moreno, e outras marcas como Diesel, JNCO, Balenciaga, Vetements e No Faith também lançaram coleções inspiradas pelo Nu Metal em 2023.

Continua após o vídeo

O que explica a volta da “moda Nu Metal”?

De acordo com o Google Trends, o interesse pelo Nu Metal é maior hoje do que era em 2004, quando bandas como System of a Down, Mudvayne e outras já citadas estavam no auge, e a plataforma começou a rastrear as menções desse subgênero do Rock.

Desde o final dos anos 2010, artistas ligados ao Trap e Hyperpop como Trippie Redd, Lil Uzi Vert, 100 gecs e Doja Cat fizeram referências diretas ao Nu Metal em seus lançamentos. Antes, nomes como Billie Eilish, Justin Bieber e Machine Gun Kelly já haviam incorporado as vestimentas do estilo.

Mas foi durante a pandemia, com o uso do TikTok crescendo no mundo todo, que as trends envolvendo dancinhas e versões aceleradas de Deftones, Slipknot e Korn criaram uma nova geração de fãs dessas bandas – e consequentemente jovens representantes da estética do gênero.

Esse foi o principal combustível pra onda de nostalgia que vivemos hoje, com festivais voltados para essas vertentes do Rock dos anos 2000 como o Sick New World nos Estados Unidos e o I Wanna Be Tour aqui no Brasil, além das turnês de reunião de várias bandas que marcaram aquela época.

LEIA TAMBÉM: Os 10 melhores vocalistas de Nu Metal de todos os tempos

Afinal, qual é a estética do Nu Metal?

O Rock e a moda sempre andaram de mãos dadas: já tivemos o revival das jaquetas de couro do Hard Rock, das ombreiras da Disco e das camisas xadrez do Grunge. A diferença é que agora a Geração Z parece estar interessada numa estética mais sombria.

Segundo a reportagem da GQ, os itens mais procurados das coleções voltadas para o Nu Metal são macacões, moletons e calças extremamente largas, além de regatas brancas, óculos de sol, tênis e bonés de skate e correntes grossas, sempre com uma maquiagem forte.

O Nu Metal, portanto, seria o encontro perfeito de estéticas que são atemporais como o streetwear, e outras mais modernas como a moda rave e Y2K – tudo com um espírito de quem não se leva muito a sério, uma marca das bandas do início do século.

Dito tudo isso, não podemos ignorar o que (para este que vos escreve) é o motivo mais essencial de todos: o poder da qualidade musical de Linkin Park, Slipknot, Deftones e demais, ícones do útimo momento em que o Rock foi verdadeiramente mainstream. É história que não se apaga!

Clique no nome das bandas em destaque para ler notícias que mostram sua popularidade renovada em 2023!

Abaixo separamos uma lista com discos de vinil dos artistas mencionados acima para comprar:

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!