Deftones no Rock am Ring de 2003
Reprodução/YouTube

Você consegue imaginar o Deftones com outro nome? Muita gente não sabe, mas a banda de Chino Moreno quase trocou de nome para que pudesse assinar com a Roadrunner Records.

Como informou a Metal Sucks, Monte Conner, que trabalhava para a gravadora na época, disse que o selo chegou a oferecer um contrato ao Deftones caso eles estivessem dispostos a fazer a alteração.

Falando sobre o tema, Conner afirmou que o dono da Roadrunner também teria feito o grupo renunciar aos seus direitos de merchandising e publicação, e ainda citou o famoso produtor Rick Rubin e bandas como Sublime, No Doubt e Rancid:

[Esta é] a história de como quase assinei com o Deftones e pedi que mudassem de nome como condição do acordo! Sim, você leu certo, ambas as coisas realmente aconteceram!

Em 1993, depois de ver [o termo] ‘def’ adicionado ao dicionário, Rick Rubin, o juiz de todas as coisas modernas, decidiu que a palavra havia perdido seu fator descolado e tomou a decisão ousada de mudar o nome de sua gravadora de grande sucesso de Def American Recordings para simplesmente American Recordings. A difusão da palavra foi contra a imagem antissistema que ele tentava projetar para o rótulo.

Ao melhor estilo Rubin, ele transformaria a mudança de nome em um evento, e um funeral simulado altamente divulgado foi realizado no cemitério Hollywood Forever, em Los Angeles, em 27 de agosto de 1993, para enterrar a palavra ‘def’. Mais importante ainda, ao mesmo tempo, havia todo um movimento ska acontecendo nos EUA com bandas como The Mighty Mighty Bosstones, Sublime, No Doubt, Goldfinger, Reel Big Fish, Rancid, Less Than Jake e Squirrel Nut. […] Para mim, o ‘tones’ no nome da banda fazia com que soassem como uma banda de ska.

Então, ‘def’ não era mais legal, e ‘tones’ ligava a banda ao movimento ska. O nome simplesmente tinha que desaparecer. Surpreendentemente, não tive nenhuma reação da banda. Não sei se foi porque eles concordaram comigo ou simplesmente estavam ávidos por um acordo e fariam o que fosse necessário para assiná-lo. Não apenas fui o primeiro cara de A&R a oferecer um contrato, mas também fui o ÚNICO cara de A&R a oferecer um contrato! Quando você é a única gravadora atrás de uma banda e não há concorrência, isso lhe dá muita vantagem.

Independentemente do motivo, eles atenderam à minha exigência. Durante as negociações do contrato, eles constantemente me apresentavam novos nomes, chegando a sugerir que talvez devessem se autodenominar ‘Engine No. 9’, em homenagem à melhor faixa da demo. Foi a primeira vez que pedi a uma banda para mudar de nome? Não. Em uma situação semelhante, pedi ao Xecutioner e ao Amon que mudassem de nome. Hoje, você conhece essas bandas como Obituary e Deicide.

Deftones não mudou de nome e assinou com gravadora de Madonna

Ainda que o caso das últimas duas tenha sido muito bem-sucedido, sabemos que, no fim das contas, o Deftones não cedeu à pressão e manteve seu nome, assinando um contrato com a Maverick Records, gravadora liderada por ninguém menos que Madonna, que virou fã da banda – mas isso é história para outro momento.

Aproveite e relembre logo abaixo a faixa “Engine No. 9”, que quase deu nome ao Deftones!

LEIA TAMBÉM: As 9 músicas preferidas de Chino Moreno, do Deftones

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!