Johnny Rotten, John Lydon
Foto: Wikimedia Commons

Nos últimos dias, o Sex Pistols tem sido um tópico bastante comentado por conta de posições questionáveis de seus integrantes. No caso de Johnny Rotten, entretanto, não é de hoje que a decepção vem.

Mais conhecido atualmente como John Lydon, o autor de “Anarchy in the U.K.” falou recentemente em uma publicação feita no The Times (via Consequence) sobre as suas percepções acerca da anarquia atualmente e mostrou que, assim como fez com suas opiniões sobre a família real, vai rechaçar tudo aquilo que o tornou um líder do movimento Punk:

A anarquia é uma péssima ideia. Vamos deixar isso claro. Eu não sou anarquista. E eu fico impressionado que há sites por aí — sites anarquistas [com o domínio] .org — totalmente pagos pela mão corporativa que ficam reclamando sobre estar do lado de fora da tempestade de merda. É absurdo. E eles estão fazendo isso usando botas Dr. Martens, pequenas mochilas espertinhas e balaclavas de qualidade.

No mesmo texto, Lydon aproveitou para voltar a elogiar a Rainha Elizabeth II, alvo do mega sucesso “God Save the Queen”. Na época irônica, hoje a frase foi quase que completamente reutilizada sem ironia por John em sua publicação:

‘God bless the Queen’. [Deus abençoe a Rainha] Ela aguentou muita coisa. Eu não tenho nenhum problema com qualquer um da família real. Nunca tive… É a instituição disso que me incomoda e a presunção de que eu devo pagar por isso. É aí que eu traço a linha do limite. É tipo, ‘Não, você não vai sair de férias pra andar de ski com os meus impostos’.

Será que vem mais decepção por aí nos próximos dias?

Johnny Rotten, Sex Pistols e o fim do Punk como o conhecíamos

Em tempo, enquanto a série Pistol, que conta a história da banda, está sendo exibida em outros países ao redor do mundo e certamente apresentando diversos jovens ao som de uma das grandes pioneiras do Punk, a sensação que fica é a de que o gênero como o conhecíamos está cada vez mais morto.

Vale lembrar que Rotten chegou a declarar voto em Donald Trump nas últimas eleições dos EUA e, mais recentemente, o guitarrista Steve Jones deixou claro que não ouve mais músicas do gênero, inclusive se declarando “de saco cheio” das suas próprias canções.

Pra fechar com chave de ouro, a banda também lançou recentemente uma moeda (que vem com um NFT de bônus) para celebrar o Jubileu da Rainha. É complicado…

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!