John Lennon e a história da música que deu origem ao Sex Pistols

É difícil pensar nos Beatles como representantes do Punk, mas depoimentos de astros do gênero mostram que ao menos um de seus integrantes teve um papel importante para a criação de um dos grandes nomes do movimento Punk.

Após a separação do Fab Four e depois de ter feito uma série de álbuns experimentais com Yoko Ono, o saudoso John Lennon passou a refletir sobre sua vida pessoal em seus trabalhos, assim como fez em no primeiro disco da Plastic Ono Band, de 1970.

Por ter passado muitos anos na indústria da música, e principalmente sob os holofotes devido ao sucesso dos Beatles, Lennon lançou a faixa “Working Class Hero” lembrando os aspirantes a músicos que desejavam se tornar grandes artistas que, apesar de haver espaço no topo para alguns, chegar neste ápice pode significar que você tem fortes chances de arruinar a vida de algumas pessoas ao longo do caminho.

John Lydon, vocalista e um dos fundadores dos Sex Pistols, comentou em 2015 ao portal Uncut (via Far Out) que a faixa do primeiro disco solo de John Lennon servia praticamente como uma aula sobre como as músicas deveriam ser construídas. Ele explicou:

A raiva e a amargura pareciam totalmente genuínas, as palavras saíam com tanta paixão e violência. Isso foi parte da minha base para compor músicas nos Pistols. [Coisas] que você poderia mudar para [falar] desses aspectos mais amplos – ódio de classe, raiva, ressentimento – e ajustar.

John Lennon e sua influência no Sex Pistols

O curioso é que, no auge de popularidade da banda, os integrantes dos Sex Pistols não admitiram o impacto que os Beatles tiveram em sua criação. Muitos anos depois, no entanto, John Lydon não foi o único a reconhecer a influência do grupo britânico.

Em entrevista ao Big Issue (via Far Out) em 2021, Glen Matlock não economizou nos elogios ao falar sobre o talento de Lennon e lembrou de uma segunda música que foi fundamental para o surgimento da banda:

O vocal de John Lennon em ‘Twist and Shout’ é fantástico. É uma verdadeira fatia de Rock and Roll. Eu ouvi e pensei em começar imediatamente os Sex Pistols…

Lennon, por sua vez, até chegou a comparar os Sex Pistols aos Beatles antes deles se tornarem mundialmente famosos. Em uma entrevista de rádio em 1980, ele apontou:

Para mim, o impacto inicial de ver todas essas coisas foi tipo, ‘Ah, é assim que costumávamos nos comportar no Cavern [Club] antes de Brian [Epstein] nos dizer para parar de vomitar, dormir no palco e xingar’. Em Hamburgo, eu dormia no palco, comíamos no palco, costumávamos xingar no palco, éramos absolutamente ‘au naturale’.

Mundos mais parecidos do que imaginamos, né? Confira a seguir a faixa “Working Class Hero”, de John Lennon, e tente perceber os detalhes dessa inspiração! Aproveite para relembrar também o clássico “Twist and Shout”.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!