Deftones ao vivo
Foto do Deftones via Shutterstock

O Deftones parece continuar sem planos para lançar o seu disco “perdido” Eros.

Chino Moreno, frontman do grupo, voltou a falar sobre o curioso álbum, que estava sendo produzido em 2008 e foi deixado de lado quando o então baixista Chi Cheng sofreu um acidente de carro que o deixou em coma até 2013, quando acabou falecendo.

O grupo lançou em 2014 a faixa “Smile”, gravada nas sessões de Eros, e no ano passado o baterista Abe Cunningham indicou que o trabalho poderia ser lançado no futuro como um EP. No entanto, Moreno rebateu a colocação afirmando que “abrir aqueles arquivos provavelmente seria emocionalmente pesado”.

Em uma recente entrevista ao The Peer Pleasure Podcast (via Metal Injection), o vocalista do Deftones reforçou que não vê muito sentido em continuar produzindo o disco, apontando que o grupo ainda teria que trabalhar muito para finalizá-lo. Em um trecho, ele disse:

Talvez haja um EP de músicas com vocais. O resto é tipo – provavelmente há vocais nele – mas definitivamente não está terminado. Provavelmente é mais parecido com o que eu estava dizendo antes, tem melodias e ideias, mas nenhuma palavra ainda. Eu ainda estava trabalhando nisso quando Chi sofreu o acidente e meio que interrompemos tudo. Portanto, não está terminado.

Acho que provavelmente havia 12, 11 ou 12 músicas ou algo assim na sessão. Eu terminei aquela música específica, ‘Smile’, e na verdade gravei aquele vocal na casa de Shaun [Lopez]. Nesse ponto, passei por tantas pessoas diferentes com quem estava trabalhando naquele disco. Terry [Date] fez toda a música para isso.

[…] Então terminei aquela música, ou terminei o que ela é – acho que nunca foi mixada ou masterizada. É como uma mix crua de quando saí da casa [de Shaun] naquela noite. Mas foi o aniversário do ano da morte de Chi. Eu tinha encontrado no meu computador talvez alguns dias antes e pensei, ‘Sabe que eu vou, sem dizer à banda, lançar’. Literalmente do meu YouTube, coloquei no YouTube e é isso.

Expectativa dos fãs do Deftones e Eros

Após “vazar” a faixa “Smile”, Chino Moreno acredita que muitas pessoas presumiram que Eros estava finalizado. Mas ele explica que a situação não era bem essa:

Essa é provavelmente a única música que foi finalizada, finalizada. Tem algumas outras que estavam perto, mas sinceramente, nunca abri esses arquivos desde então, desde 2008. Nunca abri aquele disco rígido para ver onde está tudo.

E na minha mente, naquela época, era como se eu não fosse… digo, obviamente, consideramos essas coisas muito sagradas, porque obviamente é a última coisa que Chi tocou. Mas também estávamos meio que fazendo ‘Diamond Eyes’ (2010) e já estávamos avançando. E eu não queria ouvir essas músicas em que estivemos trabalhando nos últimos três [anos]… Era tão novo, e estávamos ali indo em frente e fazendo música naquele momento.

Se eu os colocasse, isso me levaria de volta àquela época, na qual eu não queria estar. E ainda estou meio hesitante em voltar e ouvir. Provavelmente é por isso que não abri e ouvi muito.

O frotman ainda confessou que, na época em que a banda terminou de escrever as músicas que poderiam integrar o disco, ele não ficou tão entusiasmado com as canções e disse que eles poderiam fazer músicas melhores. Ele destacou que isso aconteceu mesmo com a banda vivendo um bom momento naquele período:

Estávamos nos divertindo muito escrevendo essas coisas. Estávamos todos nos dando muito bem. Estávamos trabalhando em Sacramento, em nosso estúdio, e finalmente saímos daqueles tempos sombrios, que começaram com o álbum autointitulado e se estenderam até a composição e gravação do ‘Saturday Night Wrist’ e um pouco da turnê. Começamos a consertar nossas amizades e todos ficaram na mesma página novamente.

[…]

Eu vou dizer que eu me lembro que não era tão bom assim. Vou dizer isso. Eu me lembro que quando nós terminamos de escrever aquelas músicas, eu pensei, ‘Cara, a gente consegue fazer músicas melhores’. Há um ou dois bons momentos, mas eu me lembro de não ter ficado muito entusiasmado com essas músicas.

Encerrando o assunto, Moreno acrescentou que, caso fosse finalizar Eros, gostaria que isso fosse feito com todos os integrantes da banda envolvidos, mesmo sendo difícil revisitar coisas de mais uma década atrás. Ele disse:

Eu não gostaria de fazer isso sozinho. Eu gostaria de ter a opinião do resto da banda, então teria que ser quase como se estivéssemos gravando um disco de novo, mas começando com ideias que eram de quantos anos agora? Se isso fosse em 2008…

No The Peer Pleasure Podcast, o vocalista também comentou sobre as teorias da conspiração abordadas pelo guitarrista do Deftones, Stephen Carpenter. Saiba mais aqui e ouça o podcast na íntegra pelo player abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!