James Hetfield tocando guitarra com o Metallica no Rio de Janeiro
Foto de James Hetfield via Shutterstock

Os Anos 80 foram uma verdadeira década de ouro para o Heavy Metal.

Os primeiros passos do gênero foram ao final da década de 1960, mas foi só algum tempo depois que o estilo realmente se popularizou e atingiu seu auge. Não dá pra negar que existe um pouco de saudosismo ao falar dessa época como a melhor década do Metal, mas o fato é que os Anos 80 têm grandes nomes e lançamentos históricos.

Na década de 70, por exemplo, já tínhamos nomes de peso como Scorpions, Judas Priest e Black Sabbath. Mas, anos depois, o estilo ganhou corpo e popularidade com a companhia de novos nomes como Slayer, Iron Maiden, Metallica, Sepultura, Ozzy Osbourne e tantos outros.

Logo abaixo, separamos 7 discos que provam que essa foi realmente a década de ouro e que você pode encontrar em vinil para comprar agora mesmo!

Metallica – Master of Puppets

Master of Puppets, lançado pelo Metallica em 1986, é um monumento do thrash metal. Este álbum elevou o gênero a novos patamares através de riffs poderosos em faixas como “Battery” e epopeias musicais como a faixa-título. Aqui, o Metallica demonstrou maestria técnica e composicional.

Iron Maiden – The Number of the Beast

The Number of the Beast, lançado pelo Iron Maiden em 1982, é um clássico do heavy metal que deixou sua marca na cena. Este álbum icônico apresenta a entrada do vocalista Bruce Dickinson na banda, e traz desde faixas épicas como “Hallowed Be Thy Name” a hits como a faixa-título, sempre com o Iron Maiden mostrando sua habilidade e o que pode fazer.

Guns N’ Roses – Appetite for Destruction

Appetite for Destruction, lançado pelos Guns N’ Roses em 1987, é um marco no rock. Este álbum explosivo captura a energia e atitude da banda. De hinos como “Sweet Child o’ Mine” a faixas mais agressivas como “Welcome to the Jungle”, o Guns N’ Roses se estabeleceu aqui como verdadeiro ícone do rock.

Judas Priest – Screaming for Vengeance

Screaming for Vengeance, lançado pelo Judas Priest em 1982, ressoa com poder e emoção. Este álbum é um espetáculo de riffs de guitarra inesquecíveis, destacando a maestria musical da banda em faixas como “You’ve Got Another Thing Comin’” e “Electric Eye”. Aqui, o Judas Priest entregou um álbum que influenciou toda uma geração de músicos de metal.

Black Sabbath – Heaven and Hell

Heaven and Hell, lançado pelo Black Sabbath em 1980, marcou a estreia do vocalista Ronnie James Dio na banda, substituindo Ozzy Osbourne. Este álbum é um divisor de águas, apresentando uma abordagem mais melódica e dinâmica ao som clássico do Black Sabbath.

Metallica – Ride the Lightning

27 de julho de 1984 marcou o lançamento de Ride the Lightning, um álbum que elevou o Metallica ao mainstream do rock. Com sua capa eletrizante, o disco apresenta clássicos como “Creeping Death” e “Ride the Lightning”. “Fade to Black”, lançada como single em 1984, destacou-se como um momento emblemático, exibindo a diversidade musical do Metallica.

Motörhead – Ace of Spades

Lançado em 8 de novembro de 1980, Ace of Spades do Motörhead é um testamento ao poder do rock e do metal. Com seu líder carismático, Lemmy Kilmister, à frente, o Motörhead entregou um álbum que se tornou um dos pilares do gênero. A faixa homônima, “Ace of Spades”, foi lançada como single e se tornou um hino atemporal do rock.

LEIA TAMBÉM:

Clique aqui e veja todo o catálogo de discos de vinil da Amazon para compra em até 12x sem juros no cartão e com 20% de desconto exclusivo do TMDQA!.

Disclaimer: Os preços e estoques podem variar a qualquer momento, pois fazem parte da plataforma da Amazon e condizem com a data de publicação deste post. O Tenho Mais Discos Que Amigos! não tem controle sobre isso.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!