Wu-Tang Clan nos Anos 90
Divulgação

Os anos 90 representaram uma era dourada para o Hip Hop, marcada por uma explosão de talentos inovadores que desempenharam um papel fundamental na formação do gênero tal como o conhecemos atualmente.

Durante esse período, uma série de álbuns emblemáticos foram lançados, estabelecendo-se como verdadeiros marcos e exercendo uma influência duradoura na cena musical, dando respaldo para artistas como Eminem, que brilharam nos anos 2000.

As escolhas dessa lista não apenas refletem a riqueza artística da época, mas também destacam a diversidade de estilos e as contribuições únicas de cada artista para a evolução do Hip Hop.

Para alimentar ainda mais a nostalgia e relembrar os áureos dias do Hip Hop nos anos 90, fizemos uma seleção especial dos oito melhores álbuns do gênero durante essa década que você pode comprar na Amazon, que inclusive está oferecendo 3 meses de Amazon Music gratuitamente se você clicar aqui.

Confira abaixo!

Nas – Illmatic

Illmatic, lançado por Nas em 1994, é uma obra-prima do Hip Hop que ressoa como uma cápsula do tempo. O álbum de estreia do lendário rapper mergulha nas ruas de Nova York, capturando a essência crua da vida urbana.

De “N.Y. State of Mind” a “The World Is Yours”, cada faixa é uma narrativa que explora a complexidade do crescimento e desafios enfrentados nas ruas. Illmatic não apenas consolidou Nas como um ícone do Hip Hop, mas também definiu os padrões para o Rap lírico e consciente.

Tracklist:
1. The Genesis
2. N.Y. State of Mind
3. Life’s a Bitch
4. The World Is Yours
5. Halftime
6. Memory Lane (Sittin’ in da Park)
7. One Love
8. One Time 4 Your Mind
9. Represent
10. It Ain’t Hard to Tell

Wu-Tang Clan – Enter the Wu-Tang (36 Chambers)

Enter the Wu-Tang (36 Chambers), lançado pelo Wu-Tang Clan em 1993, foi fundamental para moldar o cenário musical do Rap de rua, já que o álbum de estreia do coletivo nova-iorquino encapsula a essência crua desta forma de fazer Hip Hop.

De “Bring da Ruckus” a “C.R.E.A.M.”, cada faixa é uma explosão de energia e produção inovadora. Enter the Wu-Tang não apenas solidificou o Wu-Tang Clan como uma força imparável no hip-hop, mas também deixou um legado duradouro como um dos álbuns mais influentes e icônicos do gênero.

Tracklist:
1. Bring da Ruckus
2. Shame on a N*gga
3. Clan in Da Front
4. Wu-Tang: 7th Chamber
5. Can It Be All So Simple
6. Protect Ya Neck
7. Da Mystery of Chessboxin
8. Wu-Tang Clan Ain’t Nuthing ta Fuck Wit
9. Conclusion

The Notorious B.I.G – Ready to Die

Ready to Die, o álbum de estreia do Notorious B.I.G lançado em 1994, é um álbum que cimentou o legado do rapper logo de cara. Desde as narrativas cruas de “Gimme the Loot” à introspecção de “Juicy”, cada faixa é uma narrativa impactante da vida nas ruas de NY.

Com uma habilidade lírica inigualável, Biggie definiu o alto padrão do Hip Hop da Costa Leste dos Estados Unidos. Ready to Die não apenas lançou a carreira meteórica de Biggie Smalls, mas também continua a ser uma influência duradoura no rap contemporâneo.

Tracklist:

1. Intro
2. Things Done Changed
3. Gimme the Loot
4. Machine Gun Funk
5. Warning
6. Ready to Die
7. One More C hance
8. #!*@ Me (Interlude)
9. The What (feat. Method Man)
10. Juicy
11. Everyday Struggle
12. Me and My Bitch
13. Big Poppa
14. Respect
15. Friend of Mine
16. Unbelievable
17. Suicidal Thoughts

Dr. Dre – The Chronic

The Chronic, lançado por Dr. Dre em 1992, é um marco no Hip Hop. O álbum introduziu o G-funk e solidificou o som da Costa Oeste, tornando-se um clássico instantâneo. De “Nuthin’ but a ‘G’ Thang” a “Let Me Ride”, cada faixa é impulsionada por batidas inconfundíveis e letras impactantes.

Com participações icônicas e a produção magistral de Dr. Dre, The Chronic não apenas lançou a carreira solo de Dre, mas também deixou um legado duradouro na história do hip-hop.

Tracklist:

1. The Chronic (Intro)
2. Fuck wit Dre Day (And Everybody’s Celebratin’)
3. Let Me Ride
4. The Day the Niggaz Took Over
5. Nuthin’ but a ‘G’ Thang
6. Deeez Nuuuts
7. Lil’ Ghetto Boy
8. A Nigga Witta Gun
9. Rat-Tat-Tat-Tat
10. The $20 Sack Pyramid (Skit)
11. Lyrical Gangbang
12. High Powered
13. The Doctor’s Office (Skit)
14. Stranded on Death Row
15. The Roach (The Chronic Outro)
16. Bitches Ain’t Shit

2Pac – All Eyez On Me

All Eyez on Me, lançado por 2Pac em 1996, é uma obra monumental que captura a intensidade e complexidade do lendário rapper. Este álbum duplo é um testemunho da versatilidade de 2Pac, abordando desde temas sociais em “Changes” até faixas mais festivas como “California Love”.

Cada música é uma narrativa de sua vida turbulenta, destacando sua maestria lírica e presença magnética. All Eyez on Me não apenas solidificou o legado de 2Pac, mas também continua a ser um pilar inabalável do hip-hop.

Tracklist (Disco 1):

1. Ambitionz Az a Ridah
2. All About U
3. Skandalouz
4. Got My Mind Made Up
5. How Do U Want It
6. 2 of Amerikaz Most Wanted
7. No More Pain
8. Heartz of Men

Tracklist (Disco 2):

1. Life Goes On
2. Only God Can Judge Me
3. Tradin War Stories
4. California Love (Remix)
5. I Ain’t Mad at Cha
6. What’z Ya Phone #
7. Can’t C Me
8. Shorty Wanna Be a Thug
9. Holla at Me
10. Wonda Why They Call U Bitch
11. When We Ride
12. Thug Passion
13. Picture Me Rollin’
14. Check Out Time
15. Ratha Be Ya Nigga
16. All Eyez on Me
17. Run tha Streetz
18. Ain’t Hard 2 Find
19. Heaven Ain’t Hard 2 Find

OutKast – ATLiens

ATLiens, lançado pelo OutKast em 1996, é uma jornada que redefine os limites do Hip Hop. Este álbum inovador é uma fusão de estilos, explorando a complexidade da vida urbana em Atlanta. Das batidas futurísticas de “Elevators (Me & You)” à perspicácia lírica de “ATLiens”, cada faixa é uma experiência única!

O OutKast, composto por André 3000 e Big Boi, estabeleceu-se como visionário com ATLiens, um testemunho da versatilidade e originalidade que caracterizam sua influência duradoura no cenário musical.

Tracklist:

1. You May Die (Intro)
2. Two Dope Boys (In a Cadillac)
3. ATLiens
4. Wheelz of Steel
5. Jazzy Belle
6. Elevators (Me & You)
7. Ova Da Wudz
8. Babylon (feat. Andrea Martin)
9. Wailin
10. Mainstream (feat. Khujo & T-Mo from Goodie Mob)
11. Decatur Psalm (feat. Bigg Pipp & Goodie Mob & Cool Breeze)
12. Millennium
13. E.T. (Extraterrestrial)
14. 13th Floor/Growing Old (feat. Marqueze Ethridge)
15. Elevators (ONP 86 Mix)

Lauryn Hill – The Miseducation of Lauryn Hill

The Miseducation of Lauryn Hill, lançado por Lauryn Hill em 1998, é um álbum que transcende gêneros, incorporando Rap, Soul e R&B em uma obra-prima única. Cada faixa é uma expressão sincera e poética das experiências de Hill, desde a introspecção de “Ex-Factor” até a celebração de “Doo Wop (That Thing)”.

Com sua voz distinta e letras profundas, Lauryn Hill não apenas quebrou barreiras musicais, mas também entregou um testemunho atemporal da jornada pessoal e artística.

Tracklist:

1. Intro
2. Lost Ones
3. Ex-Factor
4. To Zion
5. Doo-Wop (That Thing)
6. Superstar
7. Final Hour
8. When It Hurts So Bad
9. I Used to Love Him
10. Forgive Them Father
11. Every Guetto, Every City
12. Nothing Even Matters
13. Everything Is Everything
14. The Miseducation of Lauryn Hill
15. Can’t Take My Eyes Off of You
16. Tell Him

Beastie Boys – Ill Communication

Ill Communication, lançado pelos Beastie Boys em 1994, é um mergulho eclético e ousado no mundo do Hip Hop alternativo. Este álbum é uma colisão de estilos, unindo o Rap característico dos Beastie Boys com elementos de Punk, Funk e Jazz.

Das batidas contagiantes de “Sabotage” à experimentação de “Sure Shot”, cada faixa é uma demonstração da versatilidade e inovação do trio. Ill Communication não apenas solidificou a posição dos Beastie Boys como pioneiros, mas também deixou uma marca indelével na paisagem musical dos anos 90.

Tracklist:

1. Sure Shot
2. Tough Guy
3. B-Boys Makin’ with the Freak Freak
4. Bobo on the Corner
5. Root Down
6. Sabotage
7. Get It Together
8. Sabrosa
9. The Update
10. Futterman’s Rule
11. Alright Hear This
12. Eugene’s Lament
13. Flute Loop
14. Do It
15. Ricky’s Theme
16. Heart Attack Man
17. The Scoop
18. Shambala
19. Bodhisattva Vow
20. Transitions

LEIA TAMBÉM: 9 discos de vinil alternativos para aumentar a sua coleção

Clique aqui e veja todo o catálogo de discos de vinil da Amazon para compra em até 12x sem juros no cartão e com 20% de desconto exclusivo do TMDQA!.

Disclaimer: Os preços e estoques podem variar a qualquer momento, pois fazem parte da plataforma da Amazon e condizem com a data de publicação deste post. O Tenho Mais Discos Que Amigos! não tem controle sobre isso.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!