10 artistas do Pop que acertaram em cheio quando apostaram no Rock
Imagens: Divulgação

Uma das grandes belezas da música é o poder que ela tem de derrubar fronteiras, seja de nacionalidades, gerações ou de estilo. Prova disso são artistas de Pop que decidiram fazer um aceno ao bom e velho Rock and Roll durante suas trajetórias.

Entre os casos mais recentes estão Lady Gaga, destaque na nova “Sweet Sounds of Heaven” dos Rolling Stones, Demi Lovato lançando versões pesadas de sucessos antigos e Olivia Rodrigo, que mostrou que o Rock não era “só uma fase” com o disco GUTS.

Pensando nisso, o TMDQA! reuniu 10 divas Pop que já experimentaram as guitarras distorcidas, seja em parcerias, performances especiais ou discos inteiros. Confira!

Demi Lovato

Demi Lovato em São Paulo
Foto por Stephanie Hahne/TMDQA!

Revelada em projetos da Disney como Camp Rock, Demi fez uma verdadeira reforma em sua carreira a partir de HOLY FVCK (2022), quando abraçou os riffs e a energia do Rock da qual sempre foi fã, a ponto de “incomodar” fãs mais tradicionais com o show no The Town em 2023.

Mostrando que não é só uma fase, ela lançou recentemente REVAMPED, que tem parcerias com Slash (Guns N’ Roses), The Used e Nita Strauss, renomada guitarrista que a acompanha em turnê, fazendo arranjos pesados até para as suas músicas mais Pop.

Miley Cyrus

Miley Cyrus
Foto: Twitter @mileycyrus

Outra artista que começou muito cedo com séries para o público infantojuvenil, Miley Cyrus também nunca escondeu seu amor pelo Rock.

Filha do cantor Country Billy Ray Cyrus e considerada a “herdeira artística” de Dolly Parton, Miley colocou tudo isso pra fora no excelente disco Plastic Hearts, de 2020, onde chegou a colaborar com Billy Idol.

Kate Nash

Depois de despontar com discos voltados para o Indie Pop no final dos anos 2000, Kate Nash decidiu incentivar garotas inglesas usando o Rock. Ativista feminista, ela criou a sensacional “Kate Nash’s Rock N’ Roll for Girls After School Music Club”, projeto que rodou escolas do Reino Unido.

Essa fase ficou registrada no disco Girl Talk (2013), repleto de influências do Grunge e do movimento Riot grrrl.

Olivia Rodrigo

Olivia Rodrigo em All-American Bitch

Olivia Rodrigo já havia “furado a bolha” em 2021 com o disco SOUR, que ajudou no resgate das guitarras no Pop. Mas em GUTS, que acaba de sair, Olivia mergulha de vez em um som mais enérgico que, segundo ela mesma, teve influência de Jack White, St. Vincent e Rage Against The Machine.

LEIA TAMBÉM: De Max Cavalera a Tobias Forge, ícones do Metal recomendam novas bandas do gênero

Beyoncé

Beyoncé
Foto: Wikimedia Commons

Falando em Jack White, o músico foi fundamental para que a maior diva do Pop experimentasse um som mais pesado no disco Lemonade. Especialmente na faixa “Don’t Hurt Yourself”, Beyoncé se juntou ao ex-The White Stripes para cantar em cima de um sample de “When the Levee Breaks” do Led Zeppelin. Resultado incrível!

Halsey

Halsey
Crédito: divulgação

O ambicioso If I Can’t Have Love, I Want Power, de 2021, é um disco conceitual sobre “os prazeres e horrores da gestação e do parto”, segundo a própria autora Halsey.

Para esse tema, o que seria melhor do que o peso do Rock Industrial? Sem pensar duas vezes, a artista convidou os mestres do estilo Trent Reznor e Atticus Ross, do Nine Inch Nails, e o resultado foi o álbum mais premiado de sua carreira.

Britney Spears

Britney Spears
Foto: Flickr/hnkkk

A diva Pop viveu grande parte de sua juventude sem poder expressar suas verdadeiras opiniões, mas ainda assim foi possível perceber durante seus melhores anos que Britney Spears era bem eclética.

O destaque vai para a música “Don’t Keep Me Waiting”, em parceria com Travis Barker do blink-182, e também para a bela performance com o Aerosmith no intervalo do Super Bowl em 2001.

Lady Gaga

Metallica Lady Gaga
Imagem: Divulgação

Uma das artistas mais talentosas de sua geração, Lady Gaga é destaque no novo single dos lendários Rolling Stones, e em 2017 fez uma performance incrível com o Metallica no Grammy.

Vale lembrar que ela já fez de tudo dentro de sua própria discografia, indo em um pulo da EDM de Artpop (2013) para o Folk de Joanne (2016), e depois voltando para o Dance Pop de Chromatica (2020).

MARINA

MARINA no Lollapalooza Brasil 2022
Foto por Stephanie Hahne

Com ascendência grega e galesa, a cantora antes conhecida pelo projeto Marina and the Diamonds sempre fez um Pop diferente, chamado de Indie, Electropop ou até Art Pop.

Em discos mais recentes, como Love + Fear (2019) e Ancient Dreams in a Modern Land (2021), foi a vez da cantora abraçar influências do Indie Rock – até com pitadas de Glam Rock em suas performances ao vivo – e temas mais pesados como stress e saúde mental.

LP

Graças ao seu enorme talento vocal, sempre com muito drive e rouquidão, LP nunca fugiu da atitude Rock mesmo quando fez álbuns mais Pop, ou em músicas que compôs para artistas como Christina Aguilera, Céline Dion e Rihanna.

LP acaba de lançar seu sétimo disco chamado Love Lines, e ao longo de quase 30 anos de carreira mostrou que sempre acerta em cheio quando vai por um caminho mais próximo do Rock, como em “Lost on You” e “Into the Wild”.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!