Saiba como usar o Bard, concorrente do Google para o ChatGPT
Imagem: Divulgação

Como um especialista em tecnologia alertou recentemente em entrevista ao TMDQA!, empresas gigantes da tecnologia já iniciaram seus projetos com intelgência artificial. Tanto é que, nesta quinta-feira (13), o Google lançou o Bard, plataforma para concorrer com o ChatGPT.

Muito popular nos últimos meses, o ChatGPT é uma plataforma que usa IA para desenvolver textos sob medida, com alto grau de complexidade e variedade de formatos — e o Bard faz tudo isso e mais.

A ferramenta foi lançada nos Estados Unidos e no Reino Unido em abril, e a partir de agora está disponível em 40 idiomas, incluindo o português. Apesar disso, o Google ainda trata a novidade como um “experimento”, o que sinaliza melhorias num futuro próximo.

Uma das diferenças do Bard com relação ao ChatGPT é que o robô do Google apresenta três opções de resposta, caso a primeira não seja satisfatória. A ferramenta também inclui fotos nas respostas e pode “ler” o texto gerado, reproduzindo o áudio.

Como usar o Bard?

  • Para testar o Bard, basta acessar bard.google.com, clicar em “Quero testar o Bard” e aceitar os termos de serviço.
  • A página, então, dará um aviso de que algumas respostas podem ser “imprecisas ou inadequadas”, o que é uma crítica comum quando se trata de IA.
  • Na sequência, você pode digitar qualquer comando na barra de texto ou usar o microfone para gravar uma pergunta.
  • Aí vale tudo… desde uma receita de bolo, um roteiro de viagem, uma aula de história e até uma piada.
  • Para exemplificar, perguntamos “o que é música?”. Confira abaixo a resposta do Bard:

A música é uma forma de arte que se expressa por meio de sons, organizados de forma a criar padrões, melodias e harmonias. Também é uma forma de comunicação universal que pode ser apreciada por pessoas de todas as idades e culturas. Ela pode evocar uma ampla gama de emoções, desde alegria e amor até tristeza e raiva. A música é uma parte importante da vida humana e tem sido usada por séculos para celebrar ocasiões especiais, contar histórias, transmitir conhecimento e expressar emoções.

E aí, mandou bem?

LEIA TAMBÉM: Propaganda com Elis Regina em IA será julgada em processo ético do Conar

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!