Especialista explica regulação da Inteligência Artificial na música
Arte: Bruce Rodrigues

O papo sobre Inteligência Artificial é mais amplo do que imaginamos, e a tecnologia vem sendo desenvolvida desde o século passado. Mas, nos últimos meses, as ferramentas de IA ajudaram a produzir músicas, letras, capas e até álbuns inteiros.

Essa enxurrada de produções virtuais e generativas está causando muita preocupação entre os artistas, especialmente no que diz respeito aos limites éticos, direitos autorais e até mesmo o significado da arte.

Em entrevista ao Podcast Tenho Mais Discos Que Amigos!, o jornalista de tecnologia Bruno Natal comentou a iniciativa do Reino Unido de tentar regular a tecnologia, após os criadores divulgarem uma carta alertando para o “risco de extinção da humanidade”.

O apresentador do podcast RESUMIDO disse que existe uma estratégia de mercado por trás disso, e lembrou o que o lendário duo Daft Punk disse sobre o assunto (assista ao corte em vídeo mais abaixo):

Quando você vê os líderes em IA falando em risco de extinção, tem uma parte de assumir a própria responsabilidade, mas também de empurrar a responsabilidade pros governos – o que nem tá tão errado – e tem uma parte de valorizar a própria ferramenta e começar a fechar os portões pra ficar mais difícil entrar. A Microsoft, o Google e os grandes ‘players’ já estão posicionados.

Então você pode ver pelo lado catastrófico, ou pelo lado ‘romântico’. […] Teve uma frase do Daft Punk recentemente, em que o Thomas Bangalter falou: ‘Estivemos sempre do lado da humanidade, e não da tecnologia. Eu amo esse personagem, mas a última coisa que eu quero ser no mundo em que vivemos em 2023 é um robô’. É muito simbólico o Daft Punk falar isso no momento em que estamos.

Continua após o player

Ouça Podcast TMDQA! sobre Inteligência Artificial

No novo episódio do Podcast TMDQA!, também recebemos o músico e poeta Lirinha, que usou ferramentas de IA em uma das faixas de seu novo álbum, a “experiência cósmica” que chamou de MÊIKE RÁS FÂN.

Você pode ouvir o programa completo no player acima ou nos apps de streaming. Se gostou, apoie a gente e entre pro Grupo Secreto! Na sequência, veja o corte em vídeo do programa sobre IA com Bruno Natal e Lirinha.

LEIA TAMBÉM: “É assustador”: André Frateschi revela técnica para cantar como Renato Russo em turnês da Legião Urbana [Podcast]

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!