Foto stock de um baixo
Foto via Pixabay

Há algum tempo, as inteligências artificiais vêm interferindo no campo da música e, dessa vez, pesquisadores do Sony Computer Science Laboratories (CSL) anunciaram o desenvolvimento de um software que consegue substituir a função do baixo em uma mixagem.

Isso se tornou possível através de um modelo de IA que pode gerar acompanhamentos realistas do instrumento em questão combinados com o estilo e o tom das peças musicais ao qual foi submetido, prometendo criar linhas de baixo para qualquer tipo de música sob liberdade total do usuário.

Em recente entrevista, o pesquisador Stefan Lattner afirmou:

Na Sony CSL, nosso objetivo é ajudar artistas e produtores musicais em seu fluxo de trabalho, fornecendo ferramentas alimentadas por IA.

Lattner também ressaltou que o sistema é capaz de “analisar e acompanhar de forma criativa qualquer criação intermediária a que é apresentado”:

Nosso sistema pode processar qualquer tipo de mixagem musical que contenha uma ou mais fontes, como vocais, guitarra, etc.

Em testes, a ferramenta substituiu o baixo para mixagens “arbitrárias” de músicas e os próximos passos da pesquisa visam a construção de modelos semelhantes para criar partes de bateria, piano, guitarra, cordas e efeitos sonoros.

Os pesquisadores garantem que o objetivo do software é “colaborar diretamente com artistas e compositores para refinar ainda mais as necessidades criativas da comunidade musical”.

Convenceu?

Guns N’ Roses lançou clipe com inteligência artificial

Semanas atrás, a gente te contou aqui que o Guns N’ Roses compartilhou com os fãs um novo clipe para o seu controverso single mais recente “The General”.

O vídeo gerado através de recursos de IA intercala uma história narrativa com imagens da banda se apresentando ao vivo. Axl Rose e os outros membros do grupo podem ser vistos tocando a nova música, enquanto suas formas humanas vão se transformando em versões animadas.

Assista ao clipe logo abaixo e nos conte sua opinião!

LEIA TAMBÉM: Bizarro: em 1968, filme mostrava Inteligência Artificial “roubando” músicas de Roberto Carlos

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!