Noruega mudou da TV em preto e branco para cores ao vivo
Reprodução/Twitter

Curiosamente, um dos países mais desenvolvidos do mundo foi um dos últimos a iniciar transmissões de televisão a cores. Mas quando começou, em 1972, a Noruega o fez em grande estilo!

Um vídeo que está circulando no Twitter mostra o momento em que a NRK, canal público e maior organização de mídia norueguesa, mudou do preto e branco para a TV em cores ao vivo.

Vale lembrar que o Brasil iniciou os testes para transmissões em cores dois anos anos, durante a Copa do Mundo do México de 1970. O primeiro país a incorporar a tecnologia foi os Estados Unidos, ainda em 1950.

A Noruega já havia testado a TV a cores nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1968, mas foi quatro anos depois que a NRK mostrou a novidade a todo o público, com o auxílio de dois humoristas.

TV em cores na Noruega

No vídeo, os homens tentam cortar uma faixa de inauguração com uma tesoura, mas ela é grossa demais. Então, eles têm a ideia de puxar a faixa até ela estourar, gerando uma explosão que “transforma” o preto e branco em cores.

Na época, a NRK era o único canal disponível no país, porque o governo proibiu todas as empresas de TV privadas entre 1960 e 1981. Imagina o impacto daquela transmissão pra todos os noruegueses ligados na telinha?

Você pode assistir a esse momento histórico logo abaixo!

LEIA TAMBÉM: Só na Noruega: em 2011, uma banda de Black Metal fez a trilha sonora para desfile de moda

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!