O dia em que MV Bill deu uma aula sobre cotas raciais na TV aberta
Reprodução/YouTube

Importante política pública para corrigir a falta de acesso de grupos minoritários à universidade, as cotas são atacadas por conservadores e não é de hoje. Em 2008, o rapper MV Bill esteve na televisão e fez um belo discurso em defesa do mecanismo.

Em participação no programa Altas Horas, apresentado por Serginho Groisman na TV Globo, o músico deu uma verdadeira aula sobre o tema 15 anos atrás.

Sob os olhares atentos do cantor Zeca Pagodinho e do ex-árbitro de futebol Arnaldo Cezar Coelho, MV Bill afirma que o sistema de cotas não é sua estratégia preferida, mas é necessária.

Ele usa a sua própria trajetória como exemplo, dizendo que precisou trabalhar para ajudar a sustentar a família assim que saiu da escola (veja no vídeo mais abaixo):

Não é verdade que todos os brasileiros têm condições de entrar na faculdade. Não por incapacidade mental, mas porque não estão concorrendo em igualdade. O jovem preto que mora em favela, a primeira coisa que ele tem que fazer é tentar conciliar estudo e trabalho. Eu fui vítima disso. Minha mãe esboçava um sorriso muito maior quando eu chegava em casa com um dinheirinho do que quando eu mostrava meu boletim com boas notas.

MV Bill faz crítica à TV Globo quando foi no Altas Horas

O autor de sucessos como “Só Deus Pode Me Julgar” e “Estilo Vagabundo” ainda criticou a escolha de plateia para o programa, dizendo que faltou representatividade entre o público presente, ainda que tenha ressaltado que esse problema não seja exclusividade da TV Globo:

Quando o jovem negro sai da escola, ele entra num processo de invisibilidade. Por exemplo, olha a representatividade aqui. É a realidade brasileira. Você não vê os afrodescendentes representados na plateia. Aqui nessa plateia não há diversidade racial, como no Brasil não tem.

E não é nesse programa, a televisão brasileira é assim. Acho muito maneiro ver os músicos aqui que são pretos como eu, mas eu também gostaria de ver jovens de favela aqui como intelectuais, médicos, advogados. E pra isso eles precisam entrar na faculdade.

Veja abaixo a aula sobre cotas raciais dada por MV Bill no programa Altas Horas, em 2008.

A influência de MV Bill

MV Bill deu mais uma de suas esclarecedoras entrevistas ao TMDQA! em 2022, falando sobre seu livro A Vida Me Ensinou A Caminhar e sua história de luta e superação, e você pode ler tudo clicando aqui.

Recentemente, em participação no Podcast TMDQA!, o rapper da nova geração Zudizilla escolheu o álbum Declaração de Guerra (2002) de MV Bill como um disco do Rap nacional que não tem nenhuma música ruim. Confira!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!