Charlie e Ross em Friends
Crédito: reprodução

A atriz Aisha Tyler, que integrou o elenco de Friends por nove episódios na nona temporada em 2003, revelou que ainda sofre situações de racismo por causa da popular série.

Em entrevista à Entertainment Weekly para divulgar a série da Apple TV The Last Thing He Told Me, Aisha relembrou sua participação na sitcom e disse que, 20 anos depois, ainda é chamada de “a mulher negra de Friends”.

Ela, que explicou que havia “visto todos os episódios” da série antes de ser escalada e estava “apavorada” em assumir o papel como Charlie Wheeler, disse (via NME):

Meus joelhos estavam batendo. Fiquei chocada por não ouvirem meus dentes batendo durante todo o tempo em que estive no set [no primeiro dia de filmagem]. Enquanto estávamos nos bastidores, Matthew Perry [Joey Tribbiani] apenas se aproximou e disse: ‘Prepare-se para a maior mudança da sua vida’. Foi uma coisa muito doce e gentil de se dizer para alguém que estava apenas petrificada e tentando não fazer xixi em si mesma por medo. Saímos e fizemos uma chamada ao palco […] no final do episódio. Foi um programa enorme, um sucesso global. Até hoje, as pessoas vêm até mim e dizem ‘Charlie, Charlie’ ou simplesmente dizem ‘Mulher negra de Friends’.

Feio, né? A personagem de Tyler era paleontóloga e se envolveu amorosamente tanto com Ross Geller, vivido por David Schwimmer, quanto com Joey Tribbiani, personagem de Matt LeBlanc.

Friends durou dez temporadas entre 1994 e 2004, no entanto, Aisha foi a única personagem preta a receber um papel recorrente na série.

Lisa Kudrow comentou polêmicas de Friends

Em Agosto de 2022, a atriz Lisa Kudrow, que deu vida a Phoebe Buffay, explicou os motivos pelos quais os criadores da série, Marta Kauffman e David Crane, não tentaram desenvolver personagens negros para Friends.

Após cobranças, Marta também chegou a falar sobre a falta de diversidade e transfobia no seriado. Na semana passada, Jennifer Aniston, que interpretou Rachel Green na produção, disse que há uma “geração inteira” que agora acha a série “ofensiva”.

LEIA TAMBÉM: “Friends” pode ter sido uma cópia de seriado com atores negros; entenda

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!