Marta Kauffman

Trinta anos atrás, as discussões sobre gênero, raça e liberdades individuais não estavam nem perto da visibilidade que têm hoje e muitos produtos artísticos e culturais daquela época refletem essa falta de diversidade.

Mas isso não é desculpa para Marta Kauffman, cocriadora de Friends, uma das maiores séries de TV de todos os tempos. Em entrevista à BBC que vai ao ar no próximo dia 11, a diretora disse que fazer referência a um personagem trans como “ele” foi “um erro”.

Na trama, o pai de Chandler (Matthew Perry), antes conhecido como Charles Bing, se muda para Las Vegas e passa a apresentar um show de drag queen sob o nome Helena Handbasket.

Ao longo de 10 temporadas, a série nunca abordou explicitamente a identidade de gênero da personagem vivida pela atriz Kathleen Turner (que é uma mulher cisgênero). No entanto, Kauffman confirmou que Helena era uma mulher trans:

Os pronomes ainda não eram algo que eu entendia, então não nos referimos a essa personagem como ‘ela’. Isso foi um erro.

Vale lembrar que, em 2019, Kathleen Turner disse em uma entrevista que não aceitaria o papel se ele fosse oferecido hoje, porque “agora há pessoas reais capazes de fazê-lo”.

Friends e a falta de representatividade negra

Na conversa com a BBC (via Independent), Marta Kauffman também se desculpou pela falta de diversidade racial em Friends. Ela disse que sente vergonha por “não saber o que era certo 25 anos atrás”:

Ao longo dos últimos anos, cheguei ao ponto em que posso dizer que sim, sou culpada disso. Eu nunca vou cometer esse erro novamente. Claramente, eu era parte do racismo sistêmico em nosso negócio e não sabia disso, o que faz com que eu me sinta estúpida.

A diretora ainda anunciou a doação de 4 milhões de dólares para o departamento de Estudos Africanos da Universidade de Brandeus, em Massachusetts.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!