5 Artistas do mainstream que estão dando visibilidade a bandas e artistas da música alternativa
Reprodução / YouTube | Divulgação

Nada como um empurrãozinho para ajudar a tornar sua música ainda mais conhecida, não é mesmo?

Algumas bandas e artistas da música alternativa, sejam elas revelações ou até mesmo veteranas, vêm sendo sendo apoiadas de diferentes formas por nomes de destaque da indústria musical.

De Harry Styles a Rolling Stones, artistas que possuem uma maior influência na música ou que já conquistaram uma legião de fãs têm buscado divulgar os trabalhos de grupos do cenário alternativo — talvez com o intuito de ajudá-los a alcançar um novo público.

O TMDQA! separou cinco momentos em que artistas do mainstream apoiaram de alguma maneira músicos que exploram a sonoridade mais voltada para o indie. Confira a seguir!

Harry Styles

Harry Styles está divulgando seu mais novo álbum Harry’s House, lançado na última sexta-feira (20).

Durante sua participação no Live Lounge da BBC Radio 1 na última terça-feira (24), além de tocar suas novas faixas, o músico apresentou uma cover de “Wet Dream”, single do duo de indie rock Wet Leg.

A dupla formada pelas britânicas Rhian Teasdale e Hester Chambers lançou seu disco de estreia homônimo em Abril deste ano, como te contamos aqui, e vem fazendo bastante sucesso, mas sempre um degrau abaixo do mainstream. Agora, a coisa pode mudar!

Confira abaixo a performance de Harry Styles para “Wet Dream”.

The Rolling Stones

O The Rolling Stones está se preparando para celebrar os 60 anos de sua carreira com uma turnê pela Europa que inclui dois shows gigantescos no Hyde Park de Londres.

No show marcado para o dia 25 de Junho, o lendário grupo convidou para diversas bandas e artistas da cena alternativa como atrações de abertura. Entre elas, estão The War On Drugs, Phoebe Bridgers, Vista Kicks, JJ Rosa e Kelly McGrath.

Além disso, na apresentação do dia 3 de Julho, a banda liderada por Mick Jagger convocou Sam Fender e Courtney Barnett, bem como Christone Kingfish Ingram, The Dinner Party e The Flints para tocarem antes de seu show.

Mick Jagger e Keith Richards (The Rolling Stones)
Foto via Wikimedia Commons

Olivia Rodrigo

Em Abril, Olivia Rodrigo deu início à sua primeira turnê, SOUR, para divulgar seu disco de estreia de mesmo nome, e surpreendeu o público com uma cover de Veruca Salt.

A jovem cantora tocou o single “Seether”, lançado em 1994 pela banda de rock alternativo que começou sua carreira em 1992 e que se destacou por ser um grupo liderado por mulheres.

O grupo ficou bastante feliz e agradeceu a performance através de um post em sua conta do Instagram, dizendo:

Beijinhos para Olivia Rodrigo por fazer uma cover da nossa música entre todos os sucessos dela. Estamos cantando ‘brutal’ e ‘good 4 u’ em nossos carros sem parar no último ano, então isso fez nosso dia.

Confira abaixo a cover de Olivia Rodrigo para “Seether”.

Drake

Drake publicou nesta semana uma foto ao lado das irmãs Haim, as descrevendo como se fossem os Beatles.

As cantoras de indie rock norte-americanas Este, Danielle e Alana Haim lançaram em 2020 o álbum Women In Music Pt. III, que marca o terceiro trabalho de estúdio do trio. Pouco a pouco, elas têm conquistado mais espaço no mainstream apesar da sonoridade alternativa.

Por enquanto, entretanto, nenhuma colaboração entre o rapper canadense e o Haim foi anunciada pelos artistas.

Drake e as irmãs HAIM
Reprodução / Instagram

Ariana Grande

Em 2018, Ariana Grande aproveitou sua estreia no programa Live Lounge da BBC Radio 1 para apresentar uma cover do músico Thundercat.

A cantora fez uma performance de “Them Changes”, presente no disco Drunk, lançado pelo baixista em 2015.

Thundercat tem um histórico eclético partindo do hardcore do Suicidal Tendencies até trabalhos recentes voltados a estilos como jazz, funk, soul e até música eletrônica.

Confira no vídeo abaixo a performance da cover de Ariana Grande para “Them Changes”.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!