Jason Newsted faz unboxing de edição deluxe do Black Album do Metallica
Reprodução / Instagram

Nesta terça-feira (31), o Metallica liberou a demo original de “My Friend of Misery”, faixa que integra o disco Black Album, que está comemorando seus 30 anos. A canção foi gravada pelo baixista Jason Newsted, que deixou o grupo de Metal em 2003.

Além disso, Kamasi Washington, lenda do Jazz, divulgou em seu canal no YouTube a cover da mesma canção realizada no mês passado, quando ele se apresentou no Hollywood Bowl.

Na ocasião, Kamasi contou com a presença de Kirk Hammett e Robert Trujillo no palco e agora está disponível em versão de estúdio.

Confira as duas faixas ao final da matéria!

Comemorações pelos 30 anos do Black Album do Metallica

As novidades vão integrar o The Metallica Blacklist, disco com 53 covers de artistas variados que gravaram versões especialíssimas das músicas presentes no Black Album.

A edição especial chegará às plataformas digitais em 10 de Setembro e também vai trazer a participação, por exemplo, de Miley Cyrus Elton Johnque gravaram “Nothing Else Matters” ao lado de grandes nomes da música.

Outros artistas que já lançaram suas covers para o álbum são Royal BloodJuanesBiffy ClyroPhoebe BridgersSt. VincentGhost e Weezer.

Todo o lucro obtido com cada venda, download ou stream do material comemorativo será revertido para as instituições de caridade All Within My Hands Foundation e Chestnut Tree House.

Esta primeira, inclusive, foi fundada pelo Metallica em 2017 e leva o nome de uma canção do grupo lançada no álbum St. Anger, de 2003.

Black Album histórico

Black Album foi lançado em 12 de Agosto de 1991 e é o disco mais vendido de qualquer gênero musical nos últimos 30 anos, com 17 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos e 35 milhões no mundo inteiro.

O trabalho de estúdio apresentou outros diversos sucessos do Metallica como “Sad But True”, “Nothing Else Matters”, “Enter Sandman” e “The Unforgiven”, sendo considerado um divisor de águas na carreira do grupo e ajudando a popularizar o Metal ao redor do mundo.

Além do The Metallica Blacklist, a banda preparou uma série de lançamentos específicos, como um registro ao vivo de “Wherever I May Roam” gravado no Brasil.

A performance em questão aconteceu no extinto Estádio Palestra Itália, em São Paulo, no dia 2 de Maio de 1993 e vai aparecer no box especial de DVD remasterizado também programado para sair em 10 de Setembro.

Depois do lançamento do The Metallica BlacklistJames Hetfield e companhia sairão em turnê pelos Estados Unidos. A primeira data está marcada para 24 de Setembro, em Louisville, e a última será em São Francisco, em 19 de Dezembro.

Para 2022, o Metallica divulgou sua agenda pela Europa, a ser iniciada em Junho. Assista abaixo à demo original de “My Friend of Misery” e à cover feita por Kamasi Washington!

LEIA TAMBÉM: Lars Ulrich e o primeiro encontro de Iron Maiden e Metallica

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!