Bruce Dickinson (Iron Maiden)
Reprodução/YouTube

Sem dúvidas, o Black Album foi um divisor de águas não somente na carreira do Metallica como nas possibilidades que o gênero poderia ganhar a partir dali. Em entrevista à Classic Rock (via GuitarWorld), Bruce Dickinson deu sinais de que concorda com esta linha de pensamento.

Para o vocalista do Iron Maiden, a banda de James Hetfield foi o único grupo de Metal a ter coragem de reinventar o gênero ao lançar o trabalho de 1991:

Nós mesmos [Iron], Judas Priest e Pantera chegamos a uma encruzilhada onde tínhamos a chance de dar o próximo passo e alcançar o próximo nível, mas nenhum de nós teve a coragem. O Metallica teve.

Você tem que dar a eles muito crédito por agarrarem a oportunidade quando ela surgiu. Eles se arriscaram e colheram os enormes frutos disso. Não dá pra subestimar a conquista deles com este disco [o Black Album].

Bruce Dickinson, Metallica e o mainstream

Bruce seguiu elogiando o trabalho e também o Metallica que, para ele, ajudou a popularizar o Metal:

É um daqueles álbuns que acerta tudo. É extremamente bem produzido, e cada nota naquele álbum está sob controle. Eu admiro como eles fizeram, e o que fizeram com as músicas, e foi muito eficaz: sem dúvidas, ajudou a colocar o Metal no mainstream.

Apesar de tudo, Dickinson deixou claro, mesmo em tom de brincadeira, que o Iron Maiden não conseguiria — nem deveria tentar — fazer algo similar:

Nós nunca poderíamos fazer um álbum como este porque não estamos sob controle, e não queremos estar. Com a gente, o volante sairia do ônibus e nós acabaríamos demitindo o produtor.

Em 12 de Agosto, o álbum autointitulado do Metallica completou exatos 30 anos. Além de uma série de lançamentos específicos, o grupo prepara uma edição especial do clássico disco com 53 covers de artistas que passeiam por diversos gêneros musicais, como Miley Cyrus, que já teve sua participação ao lado de outros grandes nomes da música divulgada.

Já o Iron Maiden está prestes a lançar seu 17º álbum na carreira, Senjutsu, previsto para sair em 3 de Setembro.

LEIA TAMBÉM: Metallica lança disco de vinil especial em homenagem a Chris Cornell

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!