Francisco, el Hombre
Crédito: Rafael Avancini

A Francisco, el Hombre gravou uma versão do clássico “Roda Viva”, de Chico Buarque, para a trilha sonora do documentário A Fantástica Fábrica de Golpes (“The Coup d’État Factory”) e o resultado incrível da cover já pode ser conferido através do clipe liberado no YouTube.

O vídeo foi dirigido por Gabi Jacob e a faixa traz inspirações sonoras latino-americanas. A bachata, estilo surgido na República Dominicana, serviu como referência e também há a participação do instrumentista chileno Rodrigo Rojas nos teclados.

A releitura de “Roda Viva” também cita outra pérola da obra de Chico, “Apesar de Você”. Ambas as canções são sinônimos de resistência à ditadura e a banda decidiu criar um elo entre as duas, conforme fala Mateo Piracés-Ugartsobre a composição que participou do 3º Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, em 1967:

Esse dia já está nascendo graças ao trabalho de muitos movimentos sociais, muita gente que está botando a mão na massa para virar essa página triste da história que estamos vivendo. ‘Roda Viva’ é uma música cíclica, que vai acontecendo de novo e de novo, sempre levemente diferente, porém em ciclos. Acho que essa característica tem uma analogia forte com as fases da história.

O contexto em que essa música surgiu, após o golpe militar de 64, traz muitas semelhanças com o período que vivemos atualmente, com crises políticas, questionamento sobre os direitos básicos humanos, manipulação midiática…Tudo isso parece se repetir na história, que é cíclica como a canção.

No grupo, Mateo é acompanhado pelo irmão, Sebastián Piracés-Ugarte (voz e bateria), além de Juliana Strassacapa (voz e percussão) e Andrei Martinez Kozyreff (guitarra). Você pode conferir o clipe de “Roda Viva” abaixo.

A Fantástica Fábrica de Golpes explora a ruptura da democracia brasileira a partir do golpe que resultou no impeachment de Dilma Rousseff, em Agosto de 2016.

LEIA TAMBÉM: Sebastianismos lança o single “Hasta Siempre”, que integra a trilha da série “Submersos”; ouça

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!