5 parcerias incríveis de João Donato
Imagem: Divulgação

Morreu nesta segunda-feira (17) aos 88 anos um dos artistas mais difíceis de definir da música brasileira. João Donato já afirmou que “não é Bossa Nova”, e também não é Samba, nem Jazz, nem Forró – na verdade, ele é tudo ao mesmo tempo.

Prova disso é a sua carreira repleta de parcerias com artistas de várias épocas e estilos, de Gilberto Gil e Caetano Veloso, passando por Cazuza e Arnaldo Antunes, até a nova geração com Tulipa Ruiz e Céu.

Já em seu primeiro álbum, de 1956, o compositor e multi-instrumentista contou com a produção de Tom Jobim, outro gigante da MPB. Nas décadas seguintes, seu maior parceiro viria a ser o irmão, Lysias Ênio.

O TMDQA! escolheu cinco colaborações marcantes da carreira de João Donato entre as quase 450 composições que ele deixou registradas, e você pode ouvi-las logo abaixo.

Morte de João Donato

O músico acreano faleceu no Rio de Janeiro em decorrência de uma pneumonia, e o velório será nesta terça-feira (18) no Theatro Municipal do Rio. Seu último álbum é Sintetizamor, lançado em janeiro deste ano.

5 parcerias incríveis da carreira de João Donato

Marcelo D2

Em 2002, Marcelo D2 emprestou suas letras de Rap para o álbum Managarroba de João Donato e escreveu a música “Balança”. O mesmo disco também tem participações de Marisa Monte e João Bosco.

Gilberto Gil

Segundo o Ecad, a música mais reproduzida de Donato nos últimos 10 anos é “A Paz”, interpretada por Gilberto Gil. Segundo ele, a ideia da música surgiu depois de ver João tirar uma gostosa soneca em plena luz do dia.

Cazuza

A atitude do Rock também foi usada por João Donato quando compôs “Doralinda” ao lado de Cazuza em 1989, um ano antes da morte do cantor. A faixa já foi gravada por ambos, e você pode ouvi-los cantando juntos na versão abaixo.

Chico Buarque

Donato tem apenas uma música em parceria com Chico Buarque, que é considerado um dos maiores compositores do país. Ela é “Cadê Você (Leila XIV)”, lançada no álbum Francisco (1987).

Tulipa Ruiz

João Donato seguiu compondo e cantando até o fim da vida, e Tulipa Ruiz foi uma de suas parceiras mais constantes nos últimos anos. Ele está no último disco da cantora com “O Recado da Flor”, e em 2019 os dois lançaram o EP Tulipa e Donato.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!