As Bandas da Copa do Mundo - Grupo F

Bósnia e Herzegovina

Agora vocês nos pegaram, né? Como é que pode falar da história musical de um país que acabou de se tornar independente? (é gente, oficialmente a Bósnia tem apenas 22 anos de independência reconhecida, desde a separação da Iugoslávia em 6 de abril de 1992). Bom, mas a gente não tá aqui de brincadeira e vamos lá! A Bósnia tem uma tradição musical que remonta dos países com os quais teve mais aproximação, resultando numa mistura de folclore eslavo com influências turcas e da parte ocidental do mundo.

No rock, uma reconhecida tradição musical é a Sarajevo School of Pop and Rock que representa bandas formadas entre 1961 e 1991 em Sarajevo, quando a Bósnia ainda era parte da Iugoslávia. Alguns bons nomes para representar a música do local são o Dubioza KolektivSkrozBjelo Dugme além das bandas que relacionamos abaixo.

INDEXI

Indexi

Uma das mais antigas bandas da Bósnia e da Iugoslávia também, o Indexi foi um dos primeiros grupos a tocar rock psicodélico no país, nos anos 60. Iniciado em 1962, o grupo passou por diversas trocas de integrantes e gravou vários discos, obtendo sucesso local e internacional, mas teve seu fim em 2001, com a morte de seu vocalista Davorin Popovíc.

Até hoje porém a banda tem reconhecimento e memória no país, já que seu principal prêmio de música foi batizado como “Indexi Awards”. Conheça um pouco do som deles nos links abaixo.

SIKTER

Sikter

Formada mais recentemente, nos anos 90, e tendo o punk rock e o rock alternativo como bases, a Sikter está ativa desde 1991 e, entre outras coisas, tem o mérito de ser uma das primeiras bandas do país a ter um clipe televisionado na MTV inglesa por algumas semanas.

Como aparentemente ter mudanças de integrantes faz parte da história das bandas da Bósnia, eles também tiveram mil trocas de membros, mas já gravaram 4 discos e você pode ouvi-los no seu LastFm oficial. Também dá pra conhecê-los na seleção que fizemos abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!