As Bandas da Copa do Mundo - Grupo F

Irã

Como você pode imaginar, a música iraniana é cheia de tradição e de religiosidade. Por lá, muitos arquivos históricos falam da diferença entre a música “acadêmica” e a música “religiosa” e os ritmos se assemelham muito às melodias do mundo árabe, da Turquia e até mesmo a Índia. A música é principalmente melódica e solo, mas o sopita também pode ser acompanhado por instrumentos típicos. Músicos persas geralmente relacionam sua música com a tradição lírica da literatura persa e sufismo, movimento místico do Islã, cuja casa especial é o país.

O rock iraniano teve luz na década de 70, inspirado por bandas como Pink Floyd e o The Clash, porém, o estilo foi proibido durante a revolução islâmica de 1979 pois as músicas poderiam causar “revolta” na população jovem. Durante os anos 90 aconteceu o retorno do estilo ao país, de forma tímida e ainda reprimida, com mais força no heavy metal. De lá para cá, algumas bandas, como as abaixo, apareceram.

HYPERNOVA

hypernova

Sabe aquele ditado popular: “O bom filho à casa torna”? Não é bem o que se passa no caso desses meninos aí, que fazem um indie rock esperto, são do Irã, mas estão baseados em Nova York já que não podem tocar seu som em casa. Com apenas um disco lançado, Raam (vocal), Kodi (guitarra), Kami (bateria) e Jam (baixo) se auto-batizaram na América com nomes derivados de seus originais, para não terem tantas ligações com seus verdadeiros nomes no Irã.

No site oficial você conhece melhor a história deles e abaixo, ouve algumas de suas músicas.

ANGBAND

Angband

Angband é uma banda de metal progressivo também do Teerã, formada por Mahyar Dean (guitarrista), um músico clássico que também foi autor de alguns livros a respeito de outras bandas do mesmo estilo. Inicialmente, a banda era um projeto de metal instrumental, mas a inclusão do vocalista Ashkan Yazdani deu outros rumos ao projeto.

Atualmente com três álbuns lançados e com a formação completa por Ramin Rahimi (bateria) e Fashad Shokuhfar (baixo), a banda está desde 2012 preparando um novo disco, mas até o momento não há muito mais o que dizer a respeito. Conheça os caras em seu Facebook oficial e nos vídeos abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!