Nigéria
A música tradicional nigeriana envolve diversas etnias, seus grupos, instrumentos e técnicas. Assim como em outros países ao redor do continente africano, na música a Nigéria se destaca pelos sons mais funcionais, para marcar rituais e não apenas para entretenimento. Dessa forma, a música para entretenimento não é muito comum.
Ainda assim, reggae, hip hop e música gospel são ritmos comumente associados à cultura nigeriana e o rock chegou por lá a partir dos anos 50, graças à II Guerra Mundial e à importação de equipamentos eletrônicos, incluindo instrumentos musicais. Nomes consagrados como Fela Kuti e mais recentemente, Blackface Naija, surgiram a partir daí. Conheça uma delas:
MONOMONO
O início dos anos 70 na Nigéria trouxe consigo uma banda que fazia rock, essencialmente rock. Eram Joni Haastrup que junto ao baixista Baba Ken Okulolo, o guitarrista Jimmy Adams e o baterista Candido Obajimi formaram o Monomono. Seu disco de estreia, Give the Beggar a Chance tinha 7 faixas e soava como uma mistura da música local com o jazz-rock que vinha explodindo em Londres nos anos 60. Após alguns lançamentos a banda acabou, mas Joni e Baba continuam fazendo música. Conheça um pouco do trabalho deles abaixo.