VIsão da tirolesa no show do Coldplay no Rock in Rio
Reprodução/Twitter

Uma parceria entre a HSM University e a Provoke Edutainment Club marcou o lançamento do MBA Rock Your Team – Gestão de Pessoas e Liderança, um curso de especialização sobre gestão de equipes no mercado da música. Inspiradas na cultura do Rock in Rio e em casos de sucesso como o The Town, as aulas oferecerão uma experiência de aprendizado online enriquecida com exemplos reais e casos práticos.

Se até pouco tempo atrás cursos de ensino superior na área musical eram escassos para além dos grandes centros, se torna cada vez mais acessível buscar formação em áreas como Produção Musical, Produção Cultural, bacharelado e licenciatura em Música. Agora é a vez dos cursos de pós-graduação e especialização abocanharem uma fatia do mercado carente por educação continuada e profissionalização.

“MBA do Rock in Rio” mira na próxima geração

Embora muita gente não se dê conta, o trabalho contínuo das equipes é o que mantém um dos maiores festivais do mundo acontecendo. Até o lineup ser anunciado, há uma variedade de funções de bastidores que exigem coordenação e uma cultura sólida, culminando em um evento com “apenas” alguns dias de duração.

Daí vem a expertise da Rock World. O curso, que terá duração de 12 meses, busca compartilhar os segredos por trás do sucesso do Rock in Rio, um dos maiores eventos de entretenimento do mundo. Sob a orientação de líderes, incluindo o fundador Roberto Medina e outros executivos da empresa, os participantes terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades de liderança e gestão de equipes.

Com disciplinas estruturadas com base nos 8 Pilares da Cultura Rock in Rio, o MBA visa fornecer aos profissionais as ferramentas necessárias para liderar equipes altamente engajadas e motivadas. Além disso, o curso oferecerá insights sobre cultura de colaboração, liderança em projetos complexos e ambidestria organizacional, entre outros tópicos relevantes.

É o que explica Luis Justo, CEO da Rock World:

Lançar um MBA com a temática Rock in Rio e The Town é uma oportunidade única de unir a excelência acadêmica à paixão pela música e entretenimento. Essa iniciativa proporcionará aos participantes uma experiência imersiva e inovadora, integrando os princípios de gestão que fazem parte dos bastidores desses dois festivais gigantes, que recebem milhares de pessoas a cada edição.

O lançamento do MBA foi celebrado com uma masterclass online conduzida por Agatha Arêas, presidente da Provoke Edutainment Club. 

Futuro do music business: especialização

O lançamento do MBA é mais um sinal do foco do mercado em funções especializadas. A popularização desses cursos segue crescente, para muito além da sua sigla. As três letrinhas carregam peso: significam Master of Business Administration, ou Mestre em Administração de Negócios, em português. É uma pós-graduação lato sensu voltada para a área de gestão, presente nas mais variadas profissões.

No curso lançado pela HSM, Rock World e Provoke, o mundo da administração e da música se encontram. Ele aponta para uma especialização do mercado nacional em grandes eventos e serve de trampolim para quem quer migrar para essa área.

Isso porque uma pesquisa da Graduate Management Admission Council (GMAC) de 2022 descobriu que os graduados em MBA ganham em média US$115 mil por ano, o que é significativamente mais do que os US$75 mil por ano que os graduados em bacharelado ganham. Além disso, 38% conseguem se recolocar no mercado de trabalho em funções mais voltadas para seus interesses. 

O MBA do Rock in Rio irá acontecer ao longo de todo o ano, com um programa de 12 meses totalmente online. O “lineup” é de peso: além de masterclass com Roberto Medina e Luis Justo, as aulas terão ainda Roberta Medina, Chief Brand Reputation Officer; Rodolfo Medina, Chief Partnership Officer; Vanessa Olímpia, diretora de Talentos e Ana Deccache, diretora de Marketing, entre outros executivos.

Após a conclusão, os formandos receberão um diploma reconhecido pelo MEC. As informações estão disponíveis no site. Confira o trailer abaixo!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!