Pessoa ouvindo música e olhando o celular
Foto via Shutterstock

Com mais um ano chegando ao fim, é sempre interessante descobrir quais foram os principais hábitos dos amantes de música ao longo de 2023. E, aqui no Brasil, temos um dado interessante pra comprovar de vez que vivemos em um dos países mais musicais do planeta.

A Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI), que representa a indústria da música gravada em todo o mundo, compartilhou o relatório “Engaging with Music 2023”, um estudo global que analisa como as pessoas ao redor do globo se envolvem, acessam e se sentem em relação à música.

Através do documento, podemos entender um pouco de como foram os dados do Brasil, já que existe um recorte do mercado do país divulgado pela Pro-Música, entidade que reúne as principais gravadoras e produtoras fonográficas do Brasil.

Consumo de música no Brasil em 2023 supera média mundial

Segundo o levantamento, cujos dados foram baseados nas respostas de mais de 43 mil pessoas de 26 países, os brasileiros tiveram uma média de 24,9 horas semanais ouvindo música, conseguindo superar a média mundial que este ano atingiu um novo recorde: 20,7 horas por semana.

Além disso, 82% do público no Brasil acredita que existem mais formas de ouvir música do que nunca. Em média, os brasileiros utilizam 9 recursos diferentes para consumir música; no mundo, 79% das pessoas concordam com esse fato mas, em média, elas usam mais de 7 métodos diferentes de interação musical, reforçando a posição do nosso país como um dos maiores consumidores de música.

Em relação às variedades de gêneros, os dados revelam que os fãs de música no Brasil são alguns dos mais ecléticos do planeta, já que ouvem em média mais de 10 gêneros musicais diferentes, enquanto no mundo a quantidade média é de 8 gêneros.

Pesquisa traz dados sobre música no Brasil em 2023

A pesquisa também incluiu uma análise da importância da música para a saúde mental e bem-estar. Ela aponta que 83% de pessoas no Brasil e 71% no mundo consideram a música como um importante fator para a saúde mental.

Outro ponto de destaque do documento mostra que a música não licenciada ainda é um problema na indústria musical. No mundo, 29% usam meios não licenciados ou ilegais para ouvir ou obter música; já no Brasil, a média é de 47%.

Em tempo, vale relembrar que, entre as músicas mais ouvidas do Brasil em 2023 segundo o Spotify, o destaque ficou para Ana Castela. O hit “Nosso Quadro” ficou no topo do ranking, que foi bastante focado no Sertanejo apesar da multiplicidade musical dos brasileiros.

Conheça ou relembre a música ao final da matéria!

Música e Inteligência Artificial

Outro tema bastante discutido ao longo de 2023 e abordado no relatório foi o uso de ferramentas com Inteligência Artificial na indústria da música, que apareceu em uma seção dedicada ao assunto. Os dados apontam que 85% dos brasileiros e 79% das pessoas no mundo concordam que a criatividade humana é essencial para a criação de músicas.

Ainda sobre este tema, 70% de pessoas no Brasil e 74% no mundo entendem que a IA não deve ser usada para clonar ou personificar artistas musicais sem autorização.

Outra análise afirma que 76% de pessoas no mundo acham que a música ou os vocais de um artista não devem ser usados ou ingeridos pela IA sem permissão e a maioria dos entrevistados apoiam a necessidade de transparência do uso da ferramenta, já que 73% concordam que um sistema de IA deve listar claramente qualquer música que tenha utilizado.

Você pode conferir o relatório completo da Federação Internacional da Indústria Fonográfica clicando aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!