Bob Esponja canta em músicas de IA

Por Léo Kemel

A gente já sabe que a inteligência artificial pode fazer Chorão cantar Vitor Kley ou Chester Bennington mandar um “Eye of the Tiger”, mas esse tipo de uso é um bocado raso e limitado.

Uma mania mais interessante une a IA aos personagens do Bob Esponja, com a diferença de que as vozes de Patrick Estrela, Bob e principalmente o vilão Plankton estão dando corpo a músicas originais. E o destaque vai para o que tem gente chamando de “Plankton Metal”, com milhões de ouvidas nos streamings.

O expoente desse gênero é Boi What, que voou tão alto a ponto de colocar uma música nos charts da Billboard. O jovem músico e produtor Mathue (que se chama, na verdade, Eli Strobeck) não começou a brincar com os personagens pelo metal.

Ele lançou “Make a Wish (Squiddy)” no meio de 2023, com Plankton mandando um rap modernoso. Depois, “Dear Magic Conch Shell” trouxe Bob Esponja em algo mais pop, já batendo os 2,5 milhões de streams no Spotify. “Just a Pineapple”, em setembro, quebrou tudo: 8 milhões de ouvidas com Bob e Patrick dividindo as vozes.

Bob Esponja canta em músicas de IA

Como um bom vilão, Plankton tinha que mandar bem em algo mais pesado, não é mesmo? “Plan Z” veio pra mostrar isso. O estilo é de um metal bem moderno americano – tipo Disturbed ou Five Finger Death Punch -, mas não dá pra negar que a voz do personagem é algo fora do comum.

E não se engane. Se fosse só pela inteligência artificial, a música de Boi What só faria rir. Mas o músico e produtor mostrou que sabe o que está fazendo, tanto na construção de suas composições, quanto em criar melodias e refrãos grudentos – com direito até a alguns guturais.

Continua após o vídeo

A segunda música nessa pegada é “Neon Tide”, que mostra outro talento de Boi What: os breakdowns – pesados, criativos e bem humorados. Se “Plan Z” já tem 6 milhões de audições no Spotify, “Neon Tide” bateu a marca de 3 milhões – isto é, a galera tá ouvindo no repeat!

Os feitos levaram a uma parceria na mais melódica “Battling my Demons”, de Jeris Johnson, que recentemente chegou a 1 milhão de ouvidas no Spotify. A marca deixa a impressão de que o Plankton Metal tem um futuro grandioso pela frente – ou ao menos que Boi What não vai parar por aí!

Continua após o vídeo

Mais Plankton: os covers

Pra quem curte o vozeirão do Plankton, também há muitos exemplos de covers com a voz do vilão do Bob Esponja. Há versões como “Sound of Silence”, que, se incomodam um pouco pela artificialidade da IA, impressionam pela emoção que deu para dar no vocal do personagem.

Confira abaixo!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!