Ozzy Osbourne diz que replicaria guitarras de Randy Rhoads através de IA
Reprodução/YouTube

Enquanto a inteligência artificial avança em todas as áreas, são os gigantes da música que estão tentando pensar em aplicações da tecnologia na música. Depois dos Beatles, agora foi a vez de Ozzy Osbourne falar sobre o assunto.

No podcast The Osbournes ao lado de sua esposa, Sharon, e do filho Jack Osbourne, o Príncipe das Trevas disse que estaria aberto à ideia de replicar partes de guitarra de Randy Rhoads, músico fundador do Quiet Riot e que gravou os dois primeiros álbuns da carreira solo de Ozzy.

O ex-líder do Black Sabbath usou como exemplo a última música dos Beatles, “Now And Then”, dizendo que as partes de John Lennon já estavam gravadas. Mesmo assim, Ozzy  apontou que usaria o catálogo antigo de Rhoads para criar solos totalmente novos com seu estilo através de IA — mas só “se for de boa qualidade” (via Metal Injection):

Eu ainda não considerei nada disso, mas fazer algo como os Beatles remanescentes fizeram com aquilo do John Lennon… aquilo já era o esboço de uma canção e eles só a ‘limparam’. Eu acho que não tenho mais nada gravado pelo Randy Rhoads.

Mas estou aberto a tudo, se for de boa qualidade. Porque, vamos admitir, aquela ‘Now And Then’ não é uma música dos Beatles, é uma música de John Lennon. A primeira vez que ouvi, pensei ‘que porra é essa?’. Mas depois ouvi de novo e de novo e agora ouço todos os dias, porque ela me fez querer mais. Essa é a questão.

Já pensou se ele encontra alguma nova “Crazy Train” ou “Mr. Crowley” no baú?

Ozzy Osbourne fala sobre avanço da IA e Randy Rhoads

Em outra parte do programa, Ozzy Osbourne usou a metáfora em inglês “the cat is out of the bag” – algo como “o leão saiu da jaula” – para dizer que não há mais como evitar o uso de IA na música.

Mas, para o lendário cantor britânico, é preciso evitar que pessoas mal intencionadas dominem as ferramentas:

É o futuro, a cena musical vai ser completamente diferente. O leão já está fora da jaula, não dá pra desfazer isso. O perigo são as pessoas usando IA da forma errada. Tipo conseguir uma ‘fórmula’ de uma música e replicá-la pra sempre.

Bom ponto, né? Você pode conferir logo abaixo o episódio do podcast The Osbournes em que Ozzy Osbourne fala sobre esses assuntos com seu filho!

LEIA TAMBÉM: Ozzy Osbourne diz que não curte ser chamado de metaleiro

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!