A história de Edu Falaschi com o Iron Maiden
Reprodução/YouTube

Um dos maiores vocalistas do Metal brasileiro, Edu Falaschi teve um início de carreira meteórico nos anos 1990. Em menos de quatro anos, ele passou de cantor de uma banda de colégio para postulante ao cargo de líder do Iron Maiden.

O músico conhecido pelo Angra, Almah e uma bela carreira solo contou essa história em participação no podcast Inteligência Ltda.

Tudo começou quando o Mitrium, grupo que ele formou após participar de um concurso de sua escola em São Paulo, lançou seu único disco chamado Eyes of Time. Isso aconteceu em 1994, quando Edu tinha apenas 22 anos de idade.

Por causa desse álbum, outro concurso entrou em seu caminho sem que ele soubesse: uma rádio havia enviado o disco do Mitrium para o Iron Maiden, que estava procurando um novo vocalista depois da saída de Bruce Dickinson para se dedicar à carreira solo.

E não é que Edu Falaschi foi um dos selecionados no Brasil?

Ele relembrou a experiência, que para ele foi o primeiro contato com a fama (veja o vídeo mais abaixo):

A Rádio 97, que era uma rádio rock da época, mandou meu LP do Mitrium pra um concurso mundial – que eu nem tava sabendo – que o Iron Maiden organizou, e mandaram meu LP pra equipe da banda. […] Aí me ligaram e disseram ‘você foi selecionado e tem que vir pra São Paulo dar um monte de entrevistas’. E aí começou… eu fiz MTV, Globo, saiu uma revista de rock comigo na capa que era ‘Um brasileiro no Iron Maiden’, especulando né. Mas na verdade [o concurso] nunca aconteceu de fato. Acabaram chamando um amigo deles [para o posto de vocalista].

Mas eu fiz o teste e mandei pra eles. Foi uma puta emoção porque na época não tinha internet, nada, só tinha o fax. Aí chegou um fax do Iron Maiden pra mim com o logo da banda, dizendo ‘Caro Edu Falaschi’ e tudo mais. Foi muito legal. E claro que isso me colocou no assunto das rodinhas de quem gostava de rock. Foi a primeira sensação de fama que eu tive.

O escolhido do Iron Maiden para ser o novo vocalista foi Blaze Bayley do Wolfsbane, banda que tinha excursionado com os britânicos alguns anos antes. Mas que bom que Edu Falaschi continuou sendo muito produtivo aqui no Brasil!

Edu Falaschi também contou como chegou ao Angra

Mais tarde ao longo do papo, Edu Falaschi também lembrou a importância da banda Symbols, que ele entrou por acaso após um convite do irmão Tito Falaschi em 1998.

Foi um disco lançado sem pretensões em 2000 que fez o vocalista entrar no radar do Angra, cujo ex-líder Andre Matos também estava saindo para lançar carreira solo. E o resto é história!

Vale lembrar que outro ex-integrante do Angra também participou do Inteligência Ltda. recentemente. No podcast, o guitarrista Kiko Loureiro abriu o jogo sobre sua vida na Finlândia e o trabalho ao lado de Dave Mustaine no Megadeth. Saiba mais aqui.

Veja abaixo um corte da participação de Edu Falaschi no programa, falando sobre o “teste que nunca aconteceu” com o Iron Maiden.

Como Edu Falaschi quase entrou no Iron Maiden

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!