Bruce Dickinson com o Iron Maiden em SP
Foto por Stephanie Hahne/TMDQA!

Há um tempo, muita gente reclama sobre as bandas mais antigas de Rock não inovarem em seus novos materiais e continuarem fazendo “mais do mesmo”.

Em entrevista à IstoÉ, Bruce Dickinson tocou no assunto ao ser perguntado se considera que o gênero tornou-se “corporativo”.

O vocalista do Iron Maiden usou o AC/DC como exemplo e disse que, a longo prazo, estes grupos se tornam “instituições” com toda uma expectativa ao redor, que muitas vezes pode ser frustrada por qualquer mudança mais brusca (via Igor Miranda):

A música é um reflexo da sociedade, um fenômeno social. Mas a verdade é que os artistas não têm muito controle sobre isso. Ninguém vira músico porque quer fazer sociologia, mas porque quer curtir um estilo de vida rock and roll. O que acontece é que muitas bandas se tornam instituições ao longo dos anos e isso as torna conservadoras, de alguma forma. Digo isso com respeito, ninguém espera que o AC/DC saia por aí tocando música folclórica e acompanhado por um naipe de metais. As pessoas ficariam chocadas, seriam contra. Seria o fim do grupo.

O cantor ainda reforçou a lógica de seu pensamento usando times de futebol:

Porque quem alcança o sucesso fica mais rígido, porque as pessoas não gostam quando as coisas mudam demais. De certa forma, você se torna um fóssil. Não torço para nenhum time de futebol, mas conheço muita gente que torce. Se algo radical mexe com o time é como o fim do mundo. Gosto de mudanças na área da criatividade. Algumas bandas podem parecer conservadoras, mas não é culpa delas. Essa escolha, na verdade, é feita pelo público.

Concorda?

Steve Harris explicou por que não escreveu autobiografia

Em tempo, Steve Harris, baixista e fundador do Iron Maiden, explicou recentemente por que sua autobiografia ainda não foi escrita. Ao justificar a demora, Harris afirmou que não consegue ser como Dickinson, que costuma fazer muitas tarefas ao mesmo tempo.

Para reforçar justamente essa faceta multitarefa de Bruce, ele disponibilizou nos serviços de streaming no final de Fevereiro seu novo álbum solo, The Mandrake Project, que terá sete apresentações no Brasil a partir do final de Abril para promoção.

LEIA TAMBÉM: Bruce Dickinson revela qual é a música do Iron Maiden mais difícil de cantar

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!