Kiko Loureiro fala sobre vida na Finlândia e explica porque país revela tantas bandas de Metal
Reprodução/YouTube

Depois de deixar o Megadeth para passar mais tempo com a família, Kiko Loureiro tem dado mais detalhes sobre sua vida na Finlândia ao lado da esposa e da filha de 12 anos.

O guitarrista brasileiro vive no país europeu desde 2020, quando a pandemia encerrou as viagens constantes que ele precisava fazer entre Finlândia, Brasil e Estados Unidos, além das extensas turnês com a banda de Dave Mustaine.

Em participação no podcast Inteligência Ltda., Kiko abriu o jogo sobre as vantagens de ter se estabelecido no país em que sua filha nasceu. Ele exaltou o que chamou de “social democracia finlandesa”, em que todos os cidadãos têm acesso garantido à saúde e educação de qualidade.

Segundo o guitarrista, o diferente modelo econômico e político da Finlândia, no fim das contas, é o grande motivo para que tantas bandas e músicos de lá sejam pioneiros, especialmente no Heavy Metal:

Lá todo mundo tem segurança de vida. Independentemente de onde você vem, seus filhos vão estar numa escola boa. E isso gera uma série de coisas… Quando você fala de música, você que acompanha o Heavy Metal vai ver que tem um monte de banda que vem da Suécia, da Finlândia, e elas são muito inventivas e criativas. É porque são mais inteligentes? Não, simplesmente porque eles podem arriscar sem precisar ser economicamente viável.

Aqui o cara que é músico ou toca cover em bar, ou toca pra um artista que já tá acontecendo, ou vai dar aula… Não tem muitas opções. Fazer uma banda com conceito, fazer uma carreira é difícil. Precisa ser viável pra pagar seu plano de saúde, ter um carro. Agora, se você mora num lugar que não precisa de carro, o seu plano de saúde tá pago, você teve uma ótima educação, uma das melhores do mundo… A educação é fantástica para todos, independentemente de onde você vem e a sua cor de pele.

LEIA TAMBÉM: 7 curiosidades para conhecer Teemu Mäntysaari, guitarrista que substituiu Kiko Loureiro no Megadeth

Kiko Loureiro diz que não existe “redpill” na Finlândia

Ao comentar rapidamente uma piada do apresentador sobre os redpills, homens que acreditam ter despertado para uma “dominância masculina”, Kiko Loureiro destacou que isso não funciona na Finlândia, onde o movimento das mulheres é muito forte.

Que sonho, hein? Assista ao trecho em que Kiko fala sobre a vida na Finlândia no fim desta matéria.

Kiko Loureiro revela bastidores do Megadeth

Em outro momento do programa, o ex-Megadeth revelou bastidores e curiosidades de ter estado em uma banda tão grande ao lado de Dave Mustaine, especialmente as negociações envolvidas para ser headliner de um grande festival.

Revelado pelo Angra e com uma extensa carreira solo, Kiko Loureiro ainda comentou as diferenças das bandas gringas para as brasileiras, dizendo que o modelo de ensaio é completamente diferente:

Aqui no Brasil, geralmente você ensaia numa sala de ensaio, faz uma rodinha com a banda e treina as músicas. Lá não tem isso, você tem que saber tocar. Você treina em casa e se vira. Aí depois você ensaia o show inteiro com toda a equipe, o equipamento, o caminhão com o cenário do palco. Você monta o show num galpão e os técnicos ficam lá um ou dois dias pra testar tudo. Você tem um ‘click’ no ouvido pra não perder o tempo e estar ‘sincado’ com o vídeo, com a luz… Tá tudo programado, é como uma coreografia.

[Na equipe] Todo mundo é muito bom, é gente que veio do Kiss, de banda grande. Aí tem a questão de custos, transporte, logística… E tem um cara só pra isso. Tem o ‘production manager’ e o ‘tour manager’. […] Principalmente em festival, tem toda uma negociação antes entre os managers. Qual espaço vai dar pra banda secundária… até de medidas de palco, é quase uma guerra por território. Porque quanto maior o espaço, maior a beleza e a qualidade do show. Tem controle de volume, a banda principal pode tocar um som mais alto que as outras.

Você pode assistir ao Inteligência Ltda. com Kiko Loureiro completo por aqui. Abaixo, veja o corte de vídeo em que Kiko fala sobre as vantagens da vida na Finlândia.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!