Depois de Anthony Kiedis: 10 biografias de artistas que também merecem virar filme
Imagens: Reprodução/Instagram

Na última semana, recebemos a boa notícia de que Scar Tissue, livro de Anthony Kiedis que é uma das autobiografias mais impactantes da música, teve os direitos adquiridos pela Universal Pictures. E agora já estamos querendo mais!

Afinal, até existem alguns filmes inspirados, mas poucos que são realmente dedicados à verdadeira história de um astro do Rock. E boas histórias definitivamente não faltam.

O TMDQA! selecionou 10 livros que poderiam virar um roteiro de cinema, desde autobiografias de longas carreiras como as de Rita Lee e Dolly Parton, até obras feitas por estudiosos sobre Chico Science, Marvin Gaye, Prince e mais.

Confira abaixo e diz pra gente qual dessas você gostaria de ver primeiro nas telonas!

LEIA TAMBÉM: Veja sinopse e data de estreia dos 50 filmes mais aguardados de 2024

10 biografias de artistas que merecem adaptação para o cinema

Flea

A primeira coisa que veio à mente dos fãs de Red Hot é que toda a banda poderia estar nas telonas, não é? Especialmente o baixista Flea, que lançou em 2019 o potente Acid for the Children, livro em que também relata uma infância nada convencional.

O cara também mereceria um filme só sobre sua relação com o instrumento e influências musicais, já que é um dos maiores baixistas que o Rock já viu.

Janis Joplin

O livro mais famoso sobre a cantora americana, lançado em 2020, já diz tudo logo no título: “A Biografia Definitiva da Mulher mais Influente da História do Rock”.

Além de quebrar tantas barreiras ao longo de curtos 27 anos de vida, as performances memoráveis e as roupas icônicas de Janis renderiam uma produção linda para o cinema.

Chico Science

Na biografia Chico Science e o Movimento Mangue, de 2022, o escritor Moisés Monteiro mostrou como as histórias do músico e da música pernambucana estão profundamente conectadas. Por isso, um filme sobre Chico seria também sobre a cultura do Brasil.

Nós adoraríamos assistir a um mergulho na mente pioneira do artista que “modernizou o passado” para criar uma revolução musical e faleceu precocemente aos 30 anos.

Prince

Considerado um dos maiores artistas de todos os tempos, o americano misturou Funk, Soul, Rock e Eletrônico com maestria – tocando todos os instrumentos em seus álbuns – e influenciou pra sempre a moda, a política e o próprio cinema.

Há muitas biografias sobre Prince, mas o livro Prince: The Man and His Music, de 2012, dá um panorama completo sobre sua vida e obra que poderia virar um roteiro de filme.

Marvin Gaye

Outro príncipe da música cuja vida merece um filme é o Príncipe do Soul, Marvin Gaye. Um dos pioneiros da Motown nos anos 1960, mais tarde lançou clássicos do R&B como “What’s Going On” e “Let’s Get It On” e parcerias com Diana Ross, mas morreu de forma chocante aos 44 anos, assassinado pelo pai.

O livro Divided Soul: The Life of Marvin Gaye, de 2002, foi escrito por um de seus melhores amigos e parceiros musicais, David Ritz, e entrevistou familiares e músicos que trabalharam com essa lenda.

Rita Lee

Depois de se reinventar diversas vezes após Os Mutantes, com o Tutti Frutti e na parceria com Roberto de Carvalho, Rita Lee surpreendeu mais uma vez quando abandonou os palcos para se dedicar a livros infantis e de memórias.

Rita Lee: uma autobiografia (2016) e Rita Lee: outra autobiografia (2023) venceram prêmios, foram publicadas em outros países e com certeza dariam um filme incrível!

Dolly Parton

Quem também contou sua história nos livros – e continua contando nos palcos, com muita saúde – foi Dolly Parton, maior cantora do Country americano.

Na autobiografia Dolly: My Life and Other Unfinished Business, ela relembra sua carreira desde que saiu de casa para perseguir seus sonhos aos 18 anos, época em que ela e seus 11 irmãos enfrentavam dificuldades financeiras.

Oasis

Quem não ama um bom drama familiar? Esse com certeza seria um dos pontos altos de um filme sobre os irmãos Liam e Noel Gallagher, desde a revolução do Britpop nos anos 1990 até a traumática separação em 2009.

Uma boa abordagem seria a do livro Getting High: The Adventures of Oasis, em que o jornalista Paolo Hewitt documentou algumas semanas caóticas que passou com o Oasis na estrada.

Kurt Cobain

Embora o filme Últimos Dias de 2005 tenha sido inspirado no vocalista do Nirvana e dedicado a ele, nenhum ator teve a oportunidade de interpretar Kurt Cobain e sua verdadeira biografia nas telonas.

Material não falta, já que o livro Heavier Than Heaven (2002) traz trechos dos diários do cantor e mais de 400 entrevistas, e é considerado uma das melhores obras biográficas do Rock.

Stevie Nicks

Vocalista do Fleetwood Mac e um dos maiores nomes do Rock, Stevie Nicks dedicou sua vida às composições e, em 2014, cogitou escrever uma “autobiografia fantástica” quando estivesse mais velha.

Enquanto o livro não vem, algum diretor de cinema poderia adaptar Gold Dust Woman, de 2016, que é do mesmo jornalista que documentou a carreira dos Rolling Stones, Aerosmith e Led Zeppelin.

Compre estes livros clicando nos links abaixo:

Clique aqui e veja todo o catálogo de discos de vinil da Amazon para compra em até 12x sem juros no cartão e com 20% de desconto exclusivo do TMDQA! com cupom de desconto.

Disclaimer: Os preços e estoques podem variar a qualquer momento, pois fazem parte da plataforma da Amazon e condizem com a data de publicação deste post. O Tenho Mais Discos Que Amigos! não tem controle sobre isso.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!