Reprodução/YouTube

Há 32 anos, integrantes do Red Hot Chili Peppers deixaram transparecer que suas relações de amizade e trabalho já não estavam indo muito bem.

No dia 22 de Fevereiro de 1992, a banda californiana, que estava entrando de vez em sua fase de sucesso após o lançamento do elogiado quinto disco de estúdio Blood Sugar Sex Magik, foi até o Studio 8H no 30 Rockefeller Plaza em Nova York para participar da gravação do Saturday Night Live.

O que deveria ter sido uma noite tranquila e animada para o grupo acabou se tornando uma verdadeira torta de climão entre o vocalista Anthony Kiedis e o guitarrista John Frusciante, que já estavam com seu relacionamento abalado.

Tudo começou durante a performance de “Stone Cold Bush”, quando o líder do RHCP, aparentemente sem querer, acertou um chute no guitarrista. Depois, durante a apresentação do hit “Under The Bridge”, as coisas ficaram ainda mais tensas entre os músicos.

Continua após o vídeo

Treta no Red Hot Chili Peppers em 1992

Em seu livro autobiográfico, Scar Tissue, Kiedis descreve alguns detalhes da confusão daquela performance no SNL (via Louder Sound):

Desde então, ouvi dizer que John tinha usado heroína [antes desse] show, mas ele podia muito bem estar em outro planeta, porque começou a tocar uma merda que eu nunca tinha ouvido antes. Eu não fazia ideia do que ele estava tocando ou em que tom ele estava. Ele parecia estar em um mundo diferente.

Até hoje, John nega que estivesse tocando desafinado. Segundo ele, ele estava experimentando do mesmo jeito que faria se estivéssemos ensaiando a música. Bem, não estávamos, estávamos na TV ao vivo na frente de milhões de pessoas. E foi uma tortura.

O vocalista do Red Hot detonou a atitude de John Frusciante e revelou como se sentiu com a maneira como o guitarrista estava agindo e tocando durante a apresentação:

Eu senti como se estivesse sendo esfaqueado nas costas e exposto na frente de todo os EUA enquanto esse cara estava em um canto na sombra, tocando algum experimento dissonante e desafinado. Achei que ele estava fazendo isso de propósito, só para foder comigo.

Como você pode conferir no vídeo ao final da matéria, próximo ao fim da performance, John passa a uivar no microfone e, ao terminar de cantar, Anthony Kiedis encara o guitarrista por um bom tempo. Que situação!

Performance polêmica de Anthony Kiedis e John Frusciante no SNL

Mesmo com os conflitos internos do Red Hot Chili Peppers, muitos fãs consideram a versão de “Under The Bridge” no Saturday Night Live como uma de suas favoritas.

Diferentemente das opiniões de Anthony Kiedis, alguns admiradores interpretaram a performance de John Frusciante como uma demonstração de talento extraordinária e outros acreditam que esta foi a forma dele expressar seu descontentamento com a banda.

Não por acaso, o guitarrista deixou a banda pela primeira vez naquele mesmo ano, um dia depois que o grupo se apresentou em Saitama, durante sua turnê no Japão.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!