Chino Moreno (Deftones, Crosses)
Wikimedia Commons

Sempre é muito interessante descobrir as preferências musicais de artistas, principalmente quando estamos falando sobre influentes nomes da música como Chino Moreno.

O líder do Deftones, que é uma verdadeira referência do Rock Moderno, revelou em uma entrevista de 2020 algumas das suas principais influências da vida, que inclusive o acompanharam durante o processo de gravação do nono disco de estúdio do grupo, Ohms.

Apesar das faixas escolhidas por Moreno não terem necessariamente influenciado o álbum citado, elas ajudaram os fãs a conhecerem um pouco mais do gosto musical versátil do talentoso cantor.

Como informa o The Line of Best Fit, a lista que você encontra ao final desta matéria mostra músicas que integravam a única playlist que Chino Moreno baixou em seu celular para ouvir no carro a caminho do estúdio, além de suas explicações sobre cada uma das faixas.

A seleção vai desde músicas instrumentais de artistas e bandas como Santana, Raime e Harold Budd até canções de Rock Experimental como “Girl Loves Me” de David Bowie e o Pop/Rap de Doja Cat.

Confira todas as músicas escolhidas por Chino Moreno e suas explicações a seguir!

As 9 músicas preferidas de Chino Moreno

1. Raime – “Stammer”

Sebastian Kökow, que dirigiu o vídeo da música ‘Genesis’, é artista visual e eu o sigo no Instagram. Comecei a me aprofundar nos vídeos que ele fez, e me deparei com essa música e o vídeo é realmente complexo. Visualmente, é simplesmente deslumbrante; tudo em preto e branco, traz um certo efeito de pós na pegada ‘glitch’, mas a filmagem em si é bem assustadora e meio que uma viagem. A música em si é instrumental, mas a produção, as guitarras e a forma como a bateria soa são muito boas.

É provavelmente a faixa que mais ouvi, por isso escolhi ‘Stammer’ primeiro. Com o passar dos anos, comecei a me mover em direção à música mais instrumental, e isso é estranho. Eu sou cantor, mas também não quero ouvir letras ou a interpretação de alguém sobre o que estou ouvindo. Há algo na música instrumental e até na música industrial – aqueles sons de samples e coisas assim – onde eles próprios pintam um quadro.

Às vezes as palavras podem obscurecer isso ou tornar muito óbvio. Você não pode interpretar a música da maneira que deseja, porque tem outra pessoa ditando sobre o que a música trata, então a música instrumental para mim sempre foi um pouco mais interessante, porque é mais enigmática e mais anônima. É como se você ouvisse e fosse capaz de captar seus próprios sentimentos e partir daí, sem ter alguém segurando sua mão durante todo o processo.

2. Deerhunter – “Helicopter”

Não me lembro onde ouvi ‘Helicopter’ pela primeira vez, mas é uma daquelas músicas que na primeira vez que você ouve você gosta instantaneamente. Tem uma vibe realmente sombria, em todos os aspectos, desde o vocal até aquele sample de bateria lo-fi nos versos, e então se abre com a bateria ao vivo no refrão e depois as melodias. Sempre que as melodias vão desfalecendo assim, isso sempre me pega.

É tão triste e sempre me liguei a músicas que utilizam esses tipos de melodias, que parecem um mergulho, subindo ou descendo. Eu gosto de todo o tema da música. Gosto do conteúdo e do visual que ela oferece, especialmente algo que começa em um lugar e depois vai para outro e depois suga tudo de volta para aquela sensação novamente, brincando com seus sentidos.

Muitas das músicas das quais tenho tendência a gostar são músicas que empurram e puxam, e adoro a dinâmica disso. Soa bem pequena nos versos e quando o refrão chega, ela simplesmente floresce. Essa dinâmica é algo que acho que sempre tentamos alcançar quando fazemos música. Muito disso vem de crescer ouvindo bandas como Pixies, que realmente usam dinâmicas.

3. Simple Minds – “Alive and Kicking”

Essa música sempre faz com que eu me sinta bem. Tenho certeza que muitas pessoas têm esses tipos de músicas em suas bibliotecas, aquelas às quais sempre voltam, mas ‘Alive and Kicking’ é a única música que sempre posso colocar e é sempre calorosa. Parte disso pode ser nostalgia dos anos 80, levando você de volta à sensação de maioridade, mas a música em si é simplesmente ótima.

Não sei muito sobre Simple Minds, mas essa música está na minha biblioteca desde que eu era adolescente. É uma para a qual sempre volto e que definitivamente pode mudar meu humor. Muitas vezes, quando você escolhe uma música para ouvir, há dois caminhos a seguir. Uma coisa é ouvir uma música que mude seu espaço mental, e depois há alguma música que você coloca para melhorar seu espaço mental. Esta provavelmente seria um pouco dos dois, honestamente. Realmente preenche o vazio de querer colocar algo para criar algum tipo de emoção.

Há muitas músicas que podem fazer isso comigo, mas é estranho também, porque há algumas músicas que você conhece e em algum momento da sua vida você pensa: ‘Não quero ouvir essa música nunca mais, eu já ouvi isso muitas vezes’, mas essa música não envelhece pra mim.

4. Harold Budd – “Campanile”

Sou um grande fã de música ambiente com base no piano. Normalmente quando estou em casa, seja cozinhando, limpando ou fazendo coisas pela casa, adoro ouvir esse tipo de música. Minha esposa e minha filha muitas vezes pensam: ‘O que há de errado com você? Por que você está ouvindo essa música triste e sombria pela casa?’ Para mim, não é assim que soa. É reconfortante, é calorosa e é triste.

Tenho seguido Harold Budd como artista. Ouvi um disco com ele e Brian Eno, que também adoro. Com relação às progressões de acordes que existem nesta música em particular, sempre fui atraído por isso – aqueles momentos melancólicos na música. Ele é um grande artista, e eu mesmo tenho tocado muito mais piano em casa – especialmente durante a quarentena.

Tenho escolhido muitos desses discos e isso está me ajudando a aprender a tocar piano da mesma forma que aprendi a tocar violão, que é tocando junto com outros discos em vez de ter aulas de piano. Eu ainda quero fazer isso, mas estou tocando algumas dessas músicas com piano e isso me ajudou.

5. Santana – “Samba Pa Ti”

Essa música definitivamente me leva de volta à infância. Não sei o ano exato dessa música, mas presumo que seja dos anos 70. Nasci em 1973, então muita música dos anos 70 é muito nostálgica para mim. Honestamente, quando ouço rádio hoje em dia, há algumas estações de rádio que eu ouço – não estações locais, mas estações da Internet – e muitas das coisas que mais me interessam são músicas douradas dos anos 70, e esta é uma delas.

Você conhece essa vibe e tem um ritmo legal nesse estilo espanhol, e o que é realmente legal nisso é a batida aleatória. Não é apenas uma batida simples. Muita música latina geralmente é impulsionada por ritmos latinos, mas essa música não é realmente um ritmo latino para mim. É mais como um ‘shuffle’, que me lembra Donovan e coisas dos anos 60 e 70 – isso me dá uma vibe boa. É como se fosse uma música para dirigir no fim de semana; uma vibe de verão alegre.

Meu pai tinha música tocando constantemente em nossa casa, principalmente nos finais de semana. Acordávamos no sábado de manhã, ele tinha um toca-discos enorme e tocava essas coisas em casa. Ele tocou numa banda chamada Malo, é meio do mesmo gênero do disco ‘Abraxas’, do Santana. Então, nas manhãs de fim de semana, essa era simplesmente a nossa casa e isso traz de volta memórias dos meus pais e de quando era uma criança correndo pela casa nos anos 70.

6. Doja Cat – “No Police”

Essa música é uma loucura por causa do instrumental; eu tinha uma cópia dela talvez há cinco ou seis anos. Foi um garoto parisiense [Dream Koala] que me procurou para fazer alguma música com ele. A música inteira existe sem o vocal e é só ele tocando guitarra. Talvez ainda haja uma batida nela, mas não tão intensa quanto esta versão de Doja Cat.

É uma música linda. A maneira como ele toca guitarra é muito parecida com o estilo de guitarra que eu toco e que me inspira, então adoro a música. Eu me deparei com Doja Cat mais tarde e percebi que ela basicamente fez seus vocais exatamente nessa mesma música. Digo, ela aprimorou um pouquinho, mas é basicamente uma música do Dream Koala e ele já a havia lançado em um EP ou algo assim naquela época, e eu sempre adorei.

Mais uma vez, é a parada instrumental que me atrai, mas esse é o único exemplo em que eu já gostava da música e então, depois que ela colocou os vocais nela, é como se ela mudasse de dimensão. Muitas vezes o vocal pode aparecer e estragar tudo, mas nesse caso ela melhora totalmente. Quase soa como uma música diferente, mas ainda carrega a vibe do que estava lá. Desde então, ela participou de um de nossos festivais Dia De Los Deftones e este ano ela cresceu como artista aqui nos Estados Unidos – não tenho certeza sobre o mundo – mas ela está indo bem.

7. David Bowie – “Girl Loves Me”

A instrumentação é incrível, o som da bateria e a produção são incríveis, mas o que realmente me prendeu na música foram as palavras, no contexto em que este foi seu último disco e o que ele está dizendo nele. Sério, chorei provavelmente pelas primeiras 20 ou 30 vezes que ouvi a música. Eu ficava com um nó na garganta ao ouvi-lo dizer: ‘Para onde diabos foi a segunda-feira?’ Para mim é realmente um retrato, saber que seus dias estão contados, mas ao mesmo tempo termina com seu otimismo: ‘Mas a garota me ama’, então tudo vai ficar bem.

Essas são coisas que, ao escrever letras, parecem desesperadas, mas usando o desespero nas letras – especialmente se a música se presta a isso – é fácil para mim escrever palavras assim. É aquela emoção à qual você pode se agarrar facilmente, mas o fato de soar meio otimista com ele dizendo ‘Mas a garota me ama’ no refrão, é como se ele estivesse bem. Ele está contente no momento, então é essa sensação de empurrar e puxar a música dentro de si. É provavelmente uma das minhas músicas favoritas e todo o álbum é ótimo.

Eu sinto que muitas vezes, quando estou escrevendo as músicas, eu realmente não sei sobre o que estou escrevendo ou cantando especificamente. É muito raro. Na maioria das vezes, eu não sei até ouvir o disco semanas ou meses depois, o que é uma coisa legal, porque pelo menos na minha cabeça, é um pouco mais uma forma orgânica de criar, em vez de ter essa ideia já concebida de precisar fazer uma música sobre isso ou aquilo. Depois de decidir isso, você se prende a uma ideia, ao passo que, quando isso acontece naturalmente e você não sabe o que está fazendo, quando termina, você meio que descobre. É interessante para mim como o criador da música. Isso mantém a diversão lá.

8. New Order – “Thieves Like Us”

A ordem em que enviei as músicas para você não é a ordem em que elas teriam sido tocadas. Algumas delas foram, outras não, mas quando li isso pela primeira vez, pensei que fossem sete músicas, então no começo eu escolhi apenas sete músicas! Esses dois últimos eu adicionei esta manhã, então esses dois não estão em uma ordem específica, mas todo o resto aqui é colocado como uma espécie de mixtape.

Ouvi ‘Thieves Like Us’ pela primeira vez no ensino médio, obviamente. Eles eram algo ‘obrigatório’ e, creio eu, trouxeram uma nova maneira de cantar. Eu sempre adorei eles, mas essa é especificamente minha música favorita do New Order. Minha parte favorita é, claro, o ‘breakdown’ e a letra desse momento, que diz: ‘Chama-se amor / e é tão chato’. É meio atrevido, mas eu adoro isso. Eu amo essa letra.

Todo esse ‘breakdown’ da música é tão bom, mas a forma como começa com a batida é demais; é feita no teclado, mas é definitivamente uma música dançante. É nostálgico para mim, me leva de volta à escola, mas é mais uma das músicas que posso ouvir um milhão de vezes e ainda não me cansei dela e, novamente, é outra música para dirigir ouvindo.

9. Deltron 3030 – “Virus”

[Del the Funky Homosapien] é um letrista brilhante. Sempre adorei seu lirismo e adoro o produtor, Dan the Automator; adoro suas batidas e sempre gostei dele como artista. Com essa música, eu poderia colocá-la no carro também; todas essas músicas são, em sua maioria, coisas que coloco no carro, mas ‘Virus’ é bem ‘funky’ e quando a ouço, fico com vontade de mexer os ombros. Eu não ouço muito rap ou hip-hop hoje em dia – não que eu não goste, só tenho dificuldade em encontrar coisas com as quais me conecte. Me chame de velho, sei lá, mas muitas das coisas novas são mais difíceis de entender ou mesmo de assistir.

O problema disso também é o fato de que se trata de uma playlist. Eu raramente faço playlists em que você ouve a primeira música e basicamente todas as músicas seguem a mesma coisa. É meio confuso, no sentido de que eu poderia ouvir uma música de dois minutos como Harold Budd e ficar completamente enraizado na tristeza, e então essa música pode ser a próxima. Não tenho problema em mudar de personalidade. Para mim, mudar de emoções não é estranho, então quando estou tocando essas coisas geralmente é algo confuso, como esse tipo de sensação.

Tento conseguir isso de alguma forma com o Deftones também; talvez de música para música, não apenas tendo que seguir esse tipo de emoção. Presumi que mais pessoas são assim, o que podem ser ou não, mas presumo que sejam!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!