Sleep Token teve o disco de Metal mais ouvido de 2023 no Spotify
Foto por Adamross Williams/Reprodução/Twitter

O início do ano é sempre um bom momento para analisar a repercussão dos lançamentos do ano anterior e descobrir quais obras se destacaram em meio a tantas novidades.

O Spotify compartilhou recentemente dados relacionados aos discos de Metal disponibilizados em 2023 e revelou que um grupo da nova geração conseguiu superar os números obtidos pela banda veterana Metallica.

Assim como muitas outras listas já haviam apontado no fim do ano passado, o nome da música pesada que realmente se destacou em 2023 foi o Sleep Token, de acordo com a plataforma (via The PRP).

A banda mascarada liberou em Maio do ano passado seu terceiro disco de estúdio Take Me Back To Eden, provando que ainda é possível inovar dentro do Metal, incluindo nas novas canções elementos do Rap, Jazz, Soul, Eletrônico e até Folk.

Sleep Token foi o disco de Metal mais ouvido no Spotify em 2023

Os dados do Spotify apontam que Take Me Back To Eden um total de 357.324.681 plays, ainda que a banda tenha apenas 3.131.019 ouvintes mensais. Já o Metallica, que conta mensalmente com 24.708.038 ouvintes, conseguiu acumular 227.202.107 streams em 72 Seasons – bem menos do que o álbum sensação do momento na cena pesada.

Vale destacar que, se a comparação entre o Sleep Token e o Metallica fosse feita fora do streaming, o grupo liderado por James Hetfield ganharia fácil o título do disco de Metal mais ouvido de 2023.

Isso porque as vendas tradicionais de discos e cópias físicas ainda são um ponto chave no sucesso da lendária banda de Metal, e 72 Seasons estreou em segundo lugar na Billboard 200, com 146.000 unidades vendidas nos Estados Unidos em sua primeira semana de disponibilidade.

Enquanto isso, o Sleep Token vendeu cerca de 16.000 unidades de Take Me Back To Eden nos EUA durante sua semana de estreia, ficando apenas em 16º lugar na Billboard 200. Mas, no fim das contas, o que importa mesmo é que o gênero de música pesada segue sendo consumido e entregando obras poderosas para seus fãs!

Sleep Token esteve em lista de melhores do ano do TMDQA!

Vale lembrar que Take Me Back To Eden também marcou presença na lista de melhores discos internacionais de 2023 do TMDQA!, inclusive ocupando uma posição no Top 5, como você pode conferir neste link.

Você pode também ouvir o aclamado terceiro disco de estúdio do Sleep Token clicando aqui e ler a nossa resenha completa sobre ele aqui. Abaixo, você confere alguns dos singles de destaque de Take Me Back To Eden.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!