Discos de vinil na vitrola
Foto de vinil na vitrola via Shutterstock

As vendas de discos de vinil bateram recorde neste Natal impulsionadas por trabalhos de artistas como Taylor Swift e os Rolling Stones.

De acordo com dados divulgados pelo The Guardian sobre o consumo no Reino Unido, a cantora americana entrou nos mais vendidos com a nova versão de 1989, lançado originalmente em 2014, enquanto a banda britânica figurou na mesma seção com seu primeiro disco em quase duas décadas, Hackney Diamonds, cujo single “Angry” você ouve ao final da matéria.

Ainda de acordo com o portal, na semana passada foram vendidos mais de 250 mil discos de vinil, o maior número desde a virada do século no país. Além dos álbuns de Taylor e dos Stones, a lista dos mais vendidos no período contou com Rumours, do Fleetwood Mac, e ABBA Gold, coletânea do ABBA lançada em 1992.

Entre outras bandas e artistas que mais venderam vinil neste ano estão Pink Floyd, Blur, Lana Del Rey, Lewis Capaldi e Kylie Minogue, segundo dados das paradas oficiais das primeiras 51 semanas de 2023 analisados ​​pelo órgão de comércio musical BPI.

Você comprou algum por aí?

Vendas de vinil aumentaram durante o período de Natal

No geral, as compras de discos de vinil subiram pelo 16º ano consecutivo, ultrapassando os 5,9 milhões da última contagem através de um aumento anual de 11,7%, mais de quatro vezes a taxa observada em 2022.

Jo Twist, presidente-executiva do BPI, comemorou os novos números e destacou também o retorno do CD e da fita cassette nas estatísticas:

Liderado pelo vinil, o ressurgimento dos produtos físicos sublinha a resiliência do mercado musical do Reino Unido numa altura em que o consumo de streaming continua a atingir níveis recordes. Embora as vendas de discos tenham registrado uma trajetória ascendente nos últimos 16 anos, é encorajador ver a estabilização da procura de CD, bem como as novas gerações de fãs de música se apaixonando pela fita cassette. Está dando às pessoas mais opções do que nunca para curtir suas músicas favoritas.

Incrível!

LEIA TAMBÉM: Heavy Metal: 21 discos essenciais para se colecionar em vinil

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!