LimeWire aposta em novo recurso de criação de música através de Inteligência Artificial
Reprodução/Twitter

A plataforma de compartilhamento de arquivos LimeWire retornou ao mercado da música depois de ter gerado um caos na indústria nos anos 2000 por conta de seu serviço ilegal.

Depois de ter anunciado sua volta no ano passado como um mercado de NFTs, a marca decidiu apostar, desta vez, em um gerador de música de Inteligência Artificial que permite aos usuários a criação de faixas de forma bastante prática.

Apesar de antigamente o LimeWire ter se envolvido em inúmeras polêmicas por questões de direitos autorais, o diretor de operações da empresa Marcus Feistl afirma que o novo recurso só utiliza músicas licenciadas para seus dados de treinamento (via Rolling Stone).

LimeWire e criação de músicas por IA

Lançado nesta semana, o estúdio de música IA da famosa plataforma permite que seus usuários descrevam as faixa que desejam criar por meio de uma mensagem escrita, definindo o gênero musical ou o “mood” da canção, ou por meio de imagens com cores e formas, para que sejam criadas faixas que combinem com a imagem.

Assim como em outros serviços de IA, o resultado da música criada pelo LimeWire pode ser um verdadeiro sucesso ou um fracasso. É claro que nem sempre a faixa vai corresponder 100% à descrição que foi compartilhada pelo usuário e, algumas vezes, as canções podem ter resultados bem ruins.

Por isso, ainda que possam ser geradas músicas interessantes e curiosas, é bem difícil imaginar que, sendo mantida a qualidade atual das canções geradas por IA, o serviço cause qualquer tipo de ameaça à arte humana.

Ao final da matéria, você pode conferir um exemplo para ter uma noção dos resultados. Clicando aqui, você acessa o LimeWire e pode tentar usar o serviço!

LimeWire pode expandir serviços de IA no futuro próximo

O LimeWire tem planos de expandir seu recurso básico para uma criação mais aprofundada ao longo de 2024.

O diretor Marcus Feistl aponta que a empresa tem trabalhado em um recurso de conversão de texto em voz e também deseja criar uma estação de trabalho de áudio digital mais completa, “para que qualquer pessoa crie uma faixa completa”, tornando o nível e o acesso à criatividade maior para cada usuário.

Parece uma boa ideia?

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!