Chino Moreno com o Deftones no Austin City Limits 2018
Foto de Chino Moreno via Shutterstock

Chino Moreno é uma das figuras mais reverenciadas do rock moderno, principalmente por seu importante trabalho como líder do Deftones, banda referência da cena de metal alternativo que foi resgatada por fãs jovens décadas após sua fundação.

Para conhecer um pouco da mente criativa do grupo que sempre buscou explorar e experimentar diferentes gêneros em suas obras, o portal The Quietus convocou o vocalista em 2010 para revelar seus discos preferidos.

A seleção de Chino pode surpreender algumas pessoas por não incluir álbuns de bandas de Metal ou de gigantes da Música Alternativa como The Cure ou Depeche Mode, mas ela é capaz de mostrar o gosto musical versátil de Moreno e elementos que ele realmente admira em determinadas obras.

Vale destacar que o próprio vocalista apontou que se trata de uma seleção muito pessoal, já que se o pedido tivesse sido feito para outros integrantes do Deftones, possivelmente o público teria acesso a álbuns “diferentes de todos os outros”.

Assumindo que teve dificuldade para montar sua lista, Chino Moreno destacou muitas vezes as habilidades vocais de certos artistas que escolheu. Esse foi o caso de Girls Against Boys, Sade e mais. Além disso, o músico revelou que o Deftones foi fortemente influenciado por um dos discos de sua seleção, que foi o caso de You’d Prefer An Astronaut da banda de rock alternativo Hum.

Para descobrir as outras escolhas de Chino, confira a seguir a lista com os 13 discos preferidos do vocalista e suas explicações sobre cada trabalho.

Os 13 discos preferidos de Chino Moreno

1. Brian Eno – Small Craft On A Milk Sea

Este tem alguns dos lindos sons ambientes pelos quais ele é conhecido em seus discos anteriores, e eu sou um grande fã disso, mas também há algumas batidas realmente interessantes nele. Eu acho que para alguém que está neste cenário há tanto tempo, ainda deve estar fazendo músicas e batidas pouco ortodoxas e combinando isso com músicas que ainda são serenas, isso cria um álbum muito dinâmico.

Claro, adoraríamos trabalhar com Eno um dia. Algumas dessas faixas foram rejeitadas na trilha sonora de um filme, e adoro colocar recursos visuais quando estou fazendo música. Coleciono filmes antigos, da virada do século ou dos anos 60 ou o que quer que seja, coloco um no monitor e começo a escrever, para mim essa é uma das formas mais divertidas de fazer música. Um dia espero utilizar esse talento de alguma forma e trabalhar na criação de trilhas sonoras.

2. Bohren Und Der Club Of Gore – Sunset Mission

Este disco se adapta a quase tudo que estou fazendo – ouço quando cozinho, quando tomo banho, quando faço caminhadas, mas talvez seja melhor para a noite, tenho um coquetel na mão, olhando para as luzes da cidade. De certa forma, é música de coquetel, mas muito sombria.

É um disco muito reconfortante, para os ouvidos e para a alma. Na verdade, eu coloquei isso na categoria de metal, mesmo que seja mais jazz, porque o clima é muito sombrio. Eles são opostos, mas funciona. Nas músicas que faço, mesmo que inconscientemente, tento unir a beleza e a sujeira do rock. Eu amo o contraste e a dinâmica disso.

3. Fever Ray – Fever Ray

Eles são definitivamente um novo grupo gótico. Sonoramente, embora lembre o início dos anos 90, quase uma trilha sonora de ‘Arquivo X’, a forma como os sintetizadores soam, mas em todo o disco é muito sombrio e assustador.

Existem muito poucos discos hoje em dia que têm um truque, mas não é completamente piegas, é quase verossímil quando você assiste a encenação que o acompanha. Então é assustador e faz os pelos dos meus braços se arrepiarem, mas as músicas são ótimas, adoro o quão dinâmica ela consegue ser com sua voz. Algumas das minhas partes favoritas são quando o vocal está abaixado, então não soa humano, isso é muito interessante para mim, você não ouve isso com muita frequência, especialmente com um vocal feminino.

4. Girls Against Boys – Venus Luxure No.1 Baby

Esse foi o disco que me vendeu essa banda. Quando eu morava em Sacramento, Califórnia, morava bem ao lado de um pequeno clube chamado Press Club, e eles tocavam lá. Eu estava sentado na minha varanda e a van deles parou e comecei a conversar com eles. Foi quando eles estavam em turnê com aquele disco, e era meu disco favorito na época. É pesado, mas tem muito groove – não sei se havia muitos grupos fazendo esse tipo de riff rock, mas tinha todos esses sons discordantes, e então dois baixistas, um deles usando distorção o tempo todo e o outro cara segurando os graves, o tecladista tocando vibrações.

Não parecia nada na época. Eles eram de DC, de onde vêm muitas das minhas bandas favoritas, como Fugazi, Minor Threat, essas bandas que deram início a muitas cenas na música. Nunca me interessei muito por rock and roll político, obviamente letras ótimas são letras ótimas, mas o que me chama a atenção é a cadência do cantor, como eles escolhem transmitir as palavras. E aquele cara, ele tinha uma voz rouca, uma voz distinta, para mim era mais sensual, ele tem uma vibração meio descontraída. Liricamente, ele parecia falar sobre festas, drogas e garotas.

5. Interpol – Turn On The Bright Lights

Este é um dos meus discos favoritos para ouvir em vinil quando estou em casa. Você não precisa se preocupar em pular músicas, Lado A, é tudo ótimo, vire para o Lado B, está tudo ótimo. É muito raro você encontrar discos que você possa ouvir do começo ao fim assim. A primeira vez que ouvi isso pensei ‘uau, esse é o melhor disco’.

Há um clima muito romântico nas músicas. Obviamente, as comparações com o Joy Division vieram imediatamente, mas logo superei isso e ouvi quem eles são, eles realmente têm sua própria voz e eu gostei disso. Acho que realmente captura o espírito de Nova York. Eu cresci ouvindo muito rock e música pop britânica, e quando ouvi isso me deu vibrações disso.

6. Hum – You’d Prefer An Astronaut

Eles são uma banda de perto de Chicago. Este é um disco pesado, e é de onde o Deftones tira grande parte da nossa influência, em termos de timbre. Há esses acordes enormes acontecendo, uma batida de fundo enorme, linhas de baixo rolando por baixo, muito disso inspirou diretamente certas músicas nossas.

Tem uma parede de som de guitarra, é pesado e até bombástico de certa forma, mas é muito bem produzido. Abordamos o produtor sobre fazer algo com a gente, acho que em torno do nosso primeiro ou segundo disco. Acho que os vocais são um gosto adquirido, ele não tinha a melhor voz para cantar e canta, mas as letras são muito científicas, ele canta sobre as estrelas e astrofísica, assuntos realmente estranhos, mas as músicas são muito calorosas, há uma vibração romântica lá também. Eu sabia que tinha que escolher alguns discos que nos inspiraram e que eram discos mais antigos, e este é um deles – eu ouço isso agora e resistiu ao teste do tempo, e o Deftones foi definitivamente influenciado por ele.

7. M83 – Saturdays=Youth

Gosto dessa banda há muito tempo e acho que esse é o melhor trabalho [deles]. Adoro o som, a programação que ele faz, os sintetizadores que ele usa, mas esse disco tem ótimas músicas, ele conseguiu criar essas músicas completas. As estruturas deles são muito boas, e a garota que canta neles tem uma voz excelente.

A produção é tão grande, e lembra a música dos anos 80, então é nostálgica para mim, me leva de volta à minha juventude. Para apenas um cara fazer isso, é incrível. Sempre fui fã de shoegaze, e quando ouvi M83 pela primeira vez levei para meus amigos e disse ‘vocês têm que ouvir isso, é uma banda eletrônica de shoegaze’.

 

8. Pantha Du Prince – Black Noise

Se eu tivesse que escolher meu disco favorito desse ano [2010] seria Black Noise, com certeza foi o que mais ouvi esse ano. É mais um daqueles discos que posso ouvir independentemente do que estou fazendo – é uma música de fundo limítrofe, se é que você me entende, mas às vezes, se você colocar bem alto, é totalmente hipnótico.

Nunca pensei que gostaria de música techno, mas isso realmente me atraiu. Normalmente quando ouço batidas 4.4, apenas coloco em uma categoria, mas a sonoridade disso é incrível – pedaços dela soam como pequenos pedaços de metal, lá são todos esses sons orgânicos e terrosos. É um ruído programado. Há um toque sombrio nisso, mas não muito escuro. Também adoro a arte, ela realmente combina com a música, realmente me fez ouvi-la com maior profundidade.

9. Sade – Love Deluxe

Foi lançado quando eu provavelmente tinha 19, 20 anos. Sempre adorei, foi uma grande inspiração para mim. É elegante, outro disco de coquetel e paisagem urbana. A voz dela é tão suave quanto a música, e é raro que você tenha uma cantora com esse tipo de voz que se encaixe tão bem na música.

Recentemente, tenho gostado muito de saxofones e acho que é por isso que também me sinto atraído pelo disco de Bohren, e há um instrumental nesse álbum que é tão bonito e carregado pelo saxofone. O saxofone é quase como uma voz para mim, parece que alguém está dizendo algo através do instrumento.

10. Air – Talkie Walkie

Acho que Air é mais uma banda de amor do que de sexo. Romântico, não sedutor… para antes que fique sujo. Sonoramente é um som muito quente, muito convidativo. A bateria tem aquele timbre abafado dos anos 70, nada é impetuoso ou abrasivo, todas as músicas rolam, elas vêm em ondas.

Eu gostava do Air antes disso, me deparei com eles através da trilha sonora de Virgin Suicides , que tinha a música Playground Love, outra de saxofone que adoro. Mas o disco Talkie Walkie é outro daqueles em que gosto de tudo, sem pular.

11. Too Short – Born To Mack

Lembro-me de ouvir isso quando era criança, provavelmente não deveria, porque a letra é muito suja. Na vizinhança onde cresci, todos os carros dirigiam tocando aquele disco. Too Short é de Oakland, Califórnia, que fica bem perto de onde cresci, na Bay Area. De certa forma, era um disco de rap local. Eu queria colocar um disco de rap porque o rap teve uma grande influência na minha juventude. Esse é provavelmente menos conhecido. É mínimo, deve ter sido feito no 808 e depois tem o rap.

A maneira como ele constrói seus vocais, ele praticamente fez rap tudo duas vezes e depois tornou estéreo, então tem um som legal. Acho que ele foi uma das primeiras pessoas a fazer isso. O conteúdo da letra é muito vulgar, mas super divertido de ouvir. Quando ouço rap hoje, bem, é difícil para mim dizer que sou fã de rap, não gosto da maior parte dele.

12. Spain – Blue Moods Of Spain

Rick Rubin me mostrou isso. Quando estávamos escrevendo White Pony eu me encontrei com ele para conversar sobre a produção do álbum e ele tocou esse disco para mim. Não sei por que ele tocou para mim, mas me apaixonei instantaneamente. É muito calmante, super lento, uma vibe parecida com Bohren ou Sade, está abaixo do mid-tempo, é muito liso, muito quente.

As letras são muito simples, mas os vocais estão bem na sua cara, e sob isso a música realmente respira. As progressões de acordes soam realmente como os anos 1950, aqueles padrões lentos de palhetada dos anos 50, as sequências de acordes são realmente simples, é muito honesto, é muito puro.

13. Tortoise – Standards

Isso seria o oposto de muitos dos discos dos quais falamos – é complicado, há muita instrumentação acontecendo. Essa é uma das coisas que eu realmente gosto no Tortoise, eles podem tocar todas essas coisas ao vivo e fazer isso. Eu acho que eles têm nove membros às vezes, talvez até mais, mas é um daqueles discos em que é um disco eletrônico muito legal, mas na verdade é muito orgânico porque esses caras estão tocando muito. Essas duas coisas são tão diferentes e tão difíceis de combinar bem, eu mesmo tentei e falhei muitas vezes, é difícil de fazer.

A musicalidade precisa estar presente e a programação precisa estar certa – posso estar errado, mas acho que muitas dessas músicas são criadas eletronicamente e as pessoas tentam interpretá-las, mas com o Tortoise não sei como começa – eles começam organicamente e depois os interpretam eletronicamente? Especialmente com Standards, é uma mistura perfeita dos dois. Eu definitivamente sinto uma afinidade com grupos de post rock como o Tortoise, talvez com o Shellac também.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!