PlayStation 1 sendo usado como CD player
Reprodução/YouTube

Quem é fã de games sabe da dificuldade de se desfazer de um console antigo, que acaba se tornando uma relíquia e sinônimo de nostalgia. Agora, os “acumuladores” que guardaram seu PlayStation 1 estão sendo recompensados!

Portais e canais no YouTube especializados em áudio têm divulgado nas últimas semanas uma “função secreta” do saudoso videogame lançado pela Sony em 1994.

Acontece que, segundo reportagem do portal Splash, o PS1 tem um dos melhores leitores de CD entre os aparelhos daquela época. O processamento de áudio do aparelho é considerado ideal no equilíbrio de graves, médios e agudos, além de reproduzir um som limpo e suave.

Por isso, muitos fãs de música estão preferindo “turbinar” um PlayStation 1 usado – que pode ser encontrado por R$500 aqui no Brasil, em média – do que investir em CD players de alta qualidade, que podem passar de R$10 mil.

Para quem curte a parte técnica, a explicação é que o console foi equipado com um processador de áudio especializado, o Sony CXD2922AGB, que tem uma excelente conversão digital-analógico e taxa de amostragem de 44,1 kHz, exatamente o padrão dos CDs.

PlayStation 1 como tocador de CDs

Mas calma, não é tão simples assim. Os modelos de PlayStation 1 mais indicados para essa função são as primeiras versões americanas, como SCPH-1001 e SCPH-1002, que usam saídas de áudio separadas do vídeo (os famosos cabos branco e vermelho).

Depois, é preciso conectar o aparelho a um amplificador ou receiver high-end, garantindo qualidade de reprodução. Outro ponto negativo é a fragilidade do PS1, console antigo e feito de plástico, com baixa durabilidade.

Mas considerando a dificuldade de achar CD players hoje em dia, os apaixonados por música nesse formato podem ter uma solução para ouvi-los em casa sem nem saber!

Abaixo, você pode ver um vídeo que exemplifica o resultado, ainda que obviamente seja difícil perceber os detalhes sem estar pessoalmente no local. Mesmo assim, é interessante perceber a clareza do som!

LEIA TAMBÉM: Nostalgia pura: ouça clássicos do Linkin Park recriados com sons do game Final Fantasy VII

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!