fallout série
Crédito: Divulgação

A relação do cinema e da TV com o mundo dos jogos eletrônicos costuma ser lucrativa para ambos, embora nem sempre seja um sucesso de crítica. Ao longo dos anos, Tomb Raider, Street Fighter e Resident Evil se tornaram clássicos nessa seara. Agora, uma nova leva de adaptações de games volta a acender essa chama.

Não é difícil entender o porquê. A indústria de jogos é imensamente próspera financeiramente, além de trazer consigo fãs dedicados. Para completar, a narrativa dos jogos só melhora com o passar dos anos, implementando elementos de storytelling associados ao audiovisual para criar tensão e conflitos.

Parece o casamento perfeito, não?

Raio-x dos videogames: quanto dinheiro está em jogo?

A indústria de videogames é um dos setores de entretenimento mais lucrativos do mundo. Em 2022, a receita global da indústria foi de aproximadamente US$197 bilhões, de acordo com a Statista.

Esse valor inclui vendas de hardware (consoles, PCs, acessórios), software (jogos físicos e digitais) e serviços (microtransações, assinaturas online). Estima-se que a indústria continue crescendo nos próximos anos, com projeções de receita global de US$321 bilhões em 2026.

Adaptação de games para séries: desafios e recepção

A adaptação de video games para séries vem crescendo em popularidade nos últimos anos e conquistando o público. Afinal, essas produções já chegam com amplo interesse de fãs fieis. Mas, apesar do potencial, essa transposição também apresenta desafios.

Um dos principais é capturar a essência do jogo em uma narrativa linear. Jogos oferecem liberdade de escolha e exploração, enquanto séries possuem uma estrutura mais rígida. Isso exige que os roteiristas façam adaptações na história e nos personagens, o que pode gerar críticas dos fãs mais puristas.

Outro desafio é criar efeitos visuais que representem o universo do jogo de forma fiel e imersiva. Isso pode ser extremamente custoso, especialmente para jogos com gráficos complexos. Além disso, existe o desafio de adaptar a jogabilidade para a televisão, o que nem sempre é bem-sucedido.

Porém, o anúncio da próxima investida no setor – a série Fallout – volta a chamar atenção para as recentes parcerias entre os jogos e a TV. Se você é fã, basta conferir abaixo e se acomodar na sua cadeira gamer!

Séries adaptadas de video games

Fallout (2024)

fallout série games

Onde assistir: Prime Video

Duração: 8 episódios

A série Fallout, baseada na famosa franquia de videogame, estreia dia 11 de abril no Prime Video. A história se passa em um mundo caótico 200 anos após o apocalipse, onde os habitantes dos luxuosos abrigos radioativos são forçados a retornar à superfície.

Com Jonathan Nolan dirigindo os três primeiros episódios, a série acompanha Lucy, uma moradora otimista de um Refúgio, que embarca em uma jornada para resgatar seu pai. Ela se junta a Maximus, um jovem soldado da Irmandade de Aço, e ao Ghoul, um caçador de recompensas moralmente ambíguo. Juntos, eles exploram o deserto irradiado, enfrentando perigos e descobrindo um universo complexo e violento.

Castlevania (2017-2021)

castlevania série games

Onde assistir: Netflix

Duração: 4 temporadas, com episódios de 20-30 minutos cada

A Netflix adaptou os clássicos da Konami, capturando a estética gótica e a ação brutal dos games e trazendo o visual anime já presente em algumas encarnações do jogo.

A história segue Trevor Belmont, um caçador de vampiros amaldiçoado, em sua luta contra Drácula e seus servos. A série se destaca pela qualidade da animação, fidelidade ao material original e pelas liberdades criativas que toma na expansão do universo de Castlevania para atingir um público mais amplo.

Halo (2022-presente)

halo série games

Onde assistir: Paramount+

Duração: 2 temporadas, com episódios de 50-60 minutos cada

A série live-action da Paramount+ se passa no mesmo universo da franquia de jogos da Microsoft, mas segue uma história original com novos personagens, o que se mostra uma escolha ousada. 

A produção explora o conflito entre a humanidade e a alienígena Covenant, com foco em Master Chief, um supersoldado interpretado por Pablo Schreiber. A série recebeu críticas mistas, com alguns elogiando a produção e outros criticando as mudanças na lore do universo Halo.

Independente disso, quando Halo estreou, o Paramount+ revelou que a produção se tornou a mais assistida da plataforma em um período de 24h.

The Last of Us (2023-presente)

the last of us série games

Onde assistir: Max

Duração: 1 temporada (por enquanto), com episódios de 60-90 minutos cada

A série da HBO adapta o aclamado jogo da PlayStation Studios, contando a história de Joel Miller (Pedro Pascal) e Ellie Williams (Bella Ramsey) em um mundo pós-apocalíptico dominado por infectados por fungos.

A série foi elogiada pela fidelidade ao material original, atuações impecáveis e pela recriação do universo do jogo. O resultado foram críticas extremamente positivas, sendo considerada uma das melhores adaptações de videogames já feitas.

Pedro Pascal ganhou recentemente o SAG Award por sua interpretação de Joel. Confira nossa entrevista com o responsável pela trilha sonora do jogo e da série, Gustavo Santaolalla.

The Witcher (2019-presente)

the witcher série games

Onde assistir: Netflix

Duração: 3 temporadas (por enquanto), com episódios de 60-80 minutos cada

Esta superprodução adapta a série de livros e jogos da CD Projekt Red, contando as aventuras de Geralt de Rívia, um bruxo caçador de monstros interpretado por Henry Cavill

A série se destaca pela caracterização fiel dos personagens e pela ambientação medieval. The Witcher recebeu críticas mistas, com alguns elogiando a produção e outros criticando as mudanças na narrativa e na ordem dos eventos.

Como é possível notar, o mundo dos games na TV segue se expandindo à medida que essas duas indústrias se fundem em linguagem e público-alvo. Uma coisa é certa: há adaptações para todos os gostos – e certamente elas continuarão acontecendo, para deleite dos fãs e, de vez em quando, da crítica.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!