7 músicos famosos que são realmente formados em música
Imagens: Divulgação

Fazer uma carreira na música depende de talento, treinamento e persistência, mas também há muito estudo envolvido e ter uma formação acadêmica pode ajudar bastante.

Escolas tradicionais como Berklee e Julliard, nos Estados Unidos, são famosas por revelar grandes músicos e compositores de Jazz e música clássica. Mas alguns ex-alunos dessas instituições também se tornaram integrantes de bandas populares.

É o caso de instrumentistas virtuosos como Steve Vai e Esperanza Spalding, ou até mesmo do guitarrista de Metalcore Adam Dutkiewicz, do Killswitch Engage, e do cantor Country Brad Paisley.

Confira essas e outras histórias abaixo em uma lista com músicos famosos que são diplomados em música! Vale ressaltar que estamos considerando apenas aqueles que concluíram a graduação, e não os que abandonaram o curso para focar em suas carreiras.

LEIA TAMBÉM: Dos livros às partituras: 7 artistas que unem música e literatura

Bill Bruford (Yes)

Um dos membros fundadores do Yes, o baterista ficou na banda até 1972 e depois gravou mais de dez discos com o King Crimson, outro gigante do Rock Progressivo. Ele também colaborou com o Genesis e formou o grupo de Jazz Earthworks.

Bruford é PhD em Música pela Universidade de Surrey, no Reino Unido, e dá aulas em outras instituições.

Esperanza Spalding

Baixista, cantora e compositora, a artista americana já venceu cinco prêmios Grammy com seus oito discos lançados, voltados para o Jazz Fusion e Jazz Latino.

Em 2005, Spalding se formou no tradicional Berklee College of Music e se tornou uma das instrutoras mais jovens da história da escola. Ela ainda recebeu doutorados honorários em Música pela Berklee e pela CalArts, na Califórnia.

Steve Vai

O virtuoso guitarrista americano, considerado um dos maiores do Rock instrumental, começou a tocar com Frank Zappa logo após se formar na Berklee College of Music, em 1979.

Curiosamente, ele conseguiu terminar o curso que seu icônico professor – Joe Satriani – não concluiu, o que mostra que é possível ter sucesso independentemente do caminho escolhido.

Atualmente, Steve já lançou mais de dez álbuns solo e gravou com artistas como Alice Cooper, Motörhead, Mary J. Blige, David Lee Roth, Whitesnake e Public Image Ltd.

Jon Batiste

O título bandleader, ou “líder de banda”, é um dos mais prestigiados no mundo da música por unir composição, regência e técnica em vários instrumentos – e Jon Batiste talvez seja o mais famoso do mundo atualmente.

Formado na Julliard, em Nova York, o americano dirigiu a banda do The Late Show com Stephen Colbert, venceu um Oscar pela trilha sonora de Soul (2020) e o Grammy de álbum do ano com We Are (2021).

Brad Paisley

Um dos músicos Country mais populares dos Estados Unidos, Paisley é um caso diferente nessa lista, já que é formado em Negócios da Música pela universidade de Belmont, em Nashville.

Desde 1999 ele já lançou mais de dez álbuns, escreveu músicas para o cinema, venceu três prêmios Grammy e realizou turnês que lotaram estádios em sua terra natal. Dá pra dizer que se trata de uma carreira bem-sucedida nos negócios, né?!

Chris Chaney (Jane’s Addiction, Alanis Morissette)

Conhecido por integrar o Jane’s Addiction e a banda de Alanis Morissette nos anos 1990 e 2000, o baixista de 53 anos é mais um formado no Berklee College of Music.

Chaney já gravou com artistas como Joe Satriani, Joe Cocker, Shakira, Slash, Avril Lavigne, Cher e Celine Dion, e ainda participou de um projeto do saudoso Taylor Hawkins, o Coattail Riders.

Adam Dutkiewicz (Killswitch Engage)

Não é comum que um ex-aluno da Berklee, conhecida por gêneros mais tradicionais como o Jazz, acabe formando uma banda de Metalcore. Mas é exatamente esse o caso do guitarrista do Killswitch Engage.

Dutkiewicz é especializado em Produção, Engenharia de Áudio e Contrabaixo pela escola americana, mas já chegou a ser baterista de sua banda antes de assumir como guitarrista solo. Que talento!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!