James Hetfield com o Metallica em Moscou, 2010
Foto de James Hetfield com o Metallica via Shutterstock

Com grandes hinos que transcenderam a barreira do Pop e do Rock, os Anos 90 ficaram marcados na história com uma das épocas mais prolíficas da música. Afinal de contas, inúmeros artistas relevantes até hoje surgiram ou tiveram seus auges nesse momento, marcando as vidas de tantos de nós.

Apesar de tantos refrães inesquecíveis e tantas melodias maravilhosas, é difícil discordar que um dos pontos mais importantes para tudo isso acontecer foi a quantidade de riffs sensacionais que essa década produziu. Desde os mais pesados até outros discretos e impecáveis, os riffs dos Anos 90 são verdadeiras obras primas.

Tanto no Brasil quanto lá fora, bandas como Planet HempHolePearl JamMetallicaThe Offspring mostraram como é possível dizer tanto através da música sem falar uma palavra sequer. Melodias criadas por guitarras e baixos se tornaram hinos, cantados a plenos pulmões por onde essas bandas passam até hoje.

Abaixo, você confere a seleção do TMDQA! com os 10 melhores riffs dos Anos 90!

Os 10 melhores riffs dos Anos 90

10. Hole – “Celebrity Skin” (1998)

Uma resenha da época descreve o riff de “Celebrity Skin” como “olhar diretamente para o Sol”, e tal descrição é a mais precisa possível. O poderosíssimo tema que carrega a canção faz com que ela seja um dos maiores hinos dos anos 90 até hoje, e ao mesmo tempo dava um tom Punk à obra.

9. Pearl Jam – “Even Flow” (1991)

Foi bem difícil escolher já que temos a clássica “Alive” ou mesmo o inesquecível baixo de Jeff Ament em “Jeremy”, mas a repetição constante de “Even Flow” tornou o riff um dos mais marcantes e influentes dentro do Grunge, estabelecendo um patamar que seria bastante difícil de atingir por quem quer que fosse.

8. No Doubt – “Just a Girl” (1995)

É impossível falar dos anos 90 sem falar do No Doubt, e o hino “Just a Girl” já nos recebe com um riff absolutamente inesquecível logo de cara. O tom “brincalhão” da guitarra se contrasta com a atitude Punk e Ska que permeia a canção como um todo, e mostra mais uma vez por que a banda é símbolo da década.

7. Planet Hemp – “Mantenha o Respeito” (1995)

Sem nem entrar no mérito das importantíssimas letras, a contribuição do Planet Hemp à música brasileira é imensurável. Talvez a melhor forma de descrevê-la seja com o riff de “Mantenha o Respeito”, que incorpora o espírito do Rap Rock que chegava com força ao país depois do lendário disco Usuário.

6. AC/DC – “Thunderstruck” (1990)

Se há uma banda de Rock que sobreviveu ao teste do tempo, essa banda é o AC/DC. Os caras estão marcando presença nas nossas listas desde quando falamos sobre os anos 70, e era impossível deixá-los de fora dessa já que “Thunderstruck” é um clássico não apenas da banda, mas de eventos esportivos ao redor do mundo, graças ao seu riff.

5. Sepultura – “Refuse/Resist” (1993)

O que o Sepultura fez pelo Metal brasileiro nunca será descrito à altura, mas é possível entender quando se ouve um riff como o de “Refuse/Resist” — que não se limita a copiar algo que já existia no exterior, mas transforma a influência importada em algo com um viés brasileiro que viria, curiosamente, a inspirar inúmeras bandas de outros lugares do mundo.

4. Pantera – “Walk” (1992)

A grande maioria das bandas de Metal ativas atualmente devem boa parte de seu som ao Pantera, e é claro que Dimebag Darrell era um show à parte na banda. É muito difícil também escolher apenas um de seus incríveis riffs, mas o fato é que “Walk” estabeleceu um novo padrão de peso dentro da música, em especial por sua pegada mais “marchante” em oposição ao que se via normalmente no Metal.

3. Rage Against the Machine – “Killing in the Name” (1992)

Ah, a bendita aula de guitarra de Tom Morello! Caso você não saiba, te contamos por aqui que o icônico riff de “Killing in the Name” surgiu durante uma lição de Morello e mudou a vida dos membros do Rage Against the Machine e, claro, possibilitou a criação de outros riffs incríveis como “Sleep Now in the Fire” (que quase roubou essa vaga!) e “Guerilla Radio”.

2. The Offspring – “The Kids Aren’t Alright” (1998)

Há uma número limitado de riffs tão incríveis no Rock e no Punk como o de “The Kids Aren’t Alright”. A música não é a maior do Offspring, e possivelmente nem é a que tem o riff mais marcante dos caras já que existem clássicos como “Self-Esteem”, mas é impressionante como cada uma das linhas de guitarra e baixo se complementa e cria essa verdadeira obra prima dos anos 90.

1. Metallica – “Enter Sandman” (1991)

Quando muitos achavam que o Metallica estava pronto para se entregar depois da morte de Cliff Burton, a banda continuou trilhando seu caminho em …And Justice for All, mas foi com o famigerado Black Album de 1991 que o grupo expandiu sua sonoridade, encontrou um novo elemento em Jason Newsted, e consagrou o hino “Enter Sandman” graças ao seu inesquecível riff.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!