Kirk Hammett tocando a lendária guitarra
Foto via Wikimedia Commons

O Metallica lançou em Abril seu aguardado décimo primeiro disco de estúdio, 72 Seasons, e algumas curiosidades sobre o processo de criação do álbum foram compartilhadas recentemente.

O guitarrista Kirk Hammett foi um dos grandes responsáveis pelo ótimo resultado do disco, como revelou o produtor Greg Fidelman em entrevista ao So What! (via Loudwire). De acordo com ele, o lendário guitarrista apresentou nada mais, nada menos do que 700 riffs de inspiração para o que se tornaria 72 Seasons.

Ao contar sobre os desafios das sessões remotas para a construção do álbum em meio à pandemia, Greg relembrou do mecanismo de trabalho usado por ele e pelo baterista Lars Ulrich no estágio inicial do processo de composição do disco:

Comecei a analisar os riffs, ajudando Lars a analisar a quantidade ridícula de ideias. Era difícil até mesmo começar a examiná-las. Então, eu e Lars ouvimos riffs juntos e categorizamos eles muito rapidamente. É um riff rápido, é um riff lento, é uma ‘padrões de palhetadas’, é metal. E então dávamos uma nota.

Continua após o vídeo

Riffs de Kirk Hammett e criação do disco 72 Seasons

No início, eles avaliaram cerca de 300 ideias de riffs, e em seguida começaram a analisar os materiais gravados na sede ou durante os ensaios da turnê. Porém, as coisas mudaram depois que Kirk enviou cerca de “700 coisas”!

Fidelman apontou que Hammett chegou a reconhecer que precisaria de ajuda para analisar tudo e comentou sobre a reação de Ulrich e a solução que encontraram para conseguir fazer a avaliação dos riffs:

Então, quando eu disse a Lars quantos [riffs] Kirk tinha, Lars disse: ‘Não estou tentando cair fora disso, mas por que você não vai e derruba no meio do caminho? Apenas as coisas que você acha que são promissoras… divida ao menos pela metade. Levaremos um mês para fazermos isso juntos’. Então eu fiz isso. Então, uma vez que eu e Lars tínhamos nossa pilha de riffs da primeira lista, digamos assim, escolhemos 10 ou 12 por dia [para analisar].

Que loucura! Em tempo, de acordo com Greg, foram mais de mil ideias somando todos os instrumentos para se transformarem nas 12 faixas de 72 Seasons.

Novo disco do Metallica

No incrível novo disco, as lendas do Metal apresentaram uma poderosa sonoridade e também aproveitaram para abordar questões de saúde mental, envelhecimento e masculinidade em suas letras, mostrando uma mudança de sensibilidade em relação ao passado e uma capacidade de dialogar com sentimentos mais perceptível do que nunca.

Ouça o novo disco do Metallica no player abaixo!

LEIA TAMBÉM: “72 Estações”: Metallica lança lyric videos do seu novo disco em português

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!